Exposição "A Preservação do Patrimônio Natural e de seu Entorno, como Recurso de Desenvolvimento"
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Foto de uma parte do espaço do memorial . Há pássaros de papel pendurados nos forros do teto. Ao fundo da foto, a parede está forrada de tecido preto, e há três colunas pequenas com objetos expostos em cima de cada. No lado direito da foto , uma mesa grande com figuras/documentos sobre ela, bem como na parde preta rente a esta mesa. No lado esquerdo da foto (lado onde fica a entrada do memorial ) há uma mesa e livros/documentos sobre ela.

Participação na 13ª Semana Nacional de Museus/IBRAM, com a exposição "A preservação do patrimônio natural e de seu entorno, como recurso de desenvolvimento"

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus e, em celebração a esta data, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) promove anualmente a Semana Nacional de Museus, convidando instituições museológicas brasileiras a promoverem atividades especiais, como visitas, palestras, exibições, entre outras. A 13ª edição da Semana Nacional de Museus ocorreu entre 05 de dezembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015.

Parede com 8 quadros, posicionados em duas colunas . Nos quadros há paisagens de pássaros voando rente a águas de um lago/praia (quadro 1); dunas de praia (quadro 2); céu alaranjado /rosado com mar embaixo (quadro 3);. Uma borboleta de asas pretas e vermelhas em uma flor rosa (quadro 4); sol e mar (quadro 5); águas de um lago, rio ou mar com uma pessoa observando (quadro 6); rio / lago azul (quadro 7); planta/flor delicada (quadro 8).

O tema "Museu para uma sociedade sustentável", sugerido pelo ICOM (Conselho internacional de Museus), levou nossa sede da Justiça Federal a desenvolver o evento "A Preservação do Patrimônio Natural e seu entorno como recurso de desenvolvimento", cujas atividades também são voltadas à comemoração do 10º aniversário da 9ª Vara Federal da capital, especializada em direito ambiental. O evento contou com palestras e apresentação de obras que levaram à reflexão sobre a natureza, ecologia e a relação entre sociedade e consumo.

Parcerias que marcaram presença: MUSA/Museu das Águas, IPH/UFRGS - Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Projeto Tuco-Tuco/UFRGS, Lagoa Nacional do Peixe, IPHAN, DEFENDER - maio/2015.

Parede com 4 quadros uma ao lado do outro horizontalmente: O primeiro tem a imagem de um maquinário grande em céu aberto; dele , sai um jato de água. Mais à esquerda da foto há uma parte de uma árvore. Um homem bem embaixo observa o jato de água. No segundo quadro temos a foto/imagem de um cavalo pastando em um gramado bem verde; ao fundo há arbustos e duas construções arredondadas, uma de cada lado da foto. Terceiro quadro há duas crianças à beira de um rio: uma em uma pedra , a outra no lado desta mas já se enconstando na água. Quarto quadro há uma criança se banhando em um rio, foto do tronco pra cima.