2024 | PDG - Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

    Página inicial da Emagis 

PDG - Contribuições da Psicodinâmica do Trabalho

Público-alvo

Gestores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

 

Modalidade

REMOTO - EAD - Zoom - As aulas serão gravadas. 

 

Carga horária

6 horas-aula

 

Inscrições

De 22 de agosto a 02 de setembro de 2024.

 CLIQUE AQUI  para realizar sua inscrição

 

Datas | horários 

05, 12, 19, 26 de setembro, quintas-feiras das 14h às 15h.

10 de outubro - oficina de trocas das 14h às 16h. 

 

Cronograma

Dia: 05/09 - 14h às 15h - Ministrante Laerte Idal Sznelwar

Palestra 1 - O trabalhar à luz da psicodinâmica do trabalho: relação sofrimento prazer; desenvolvimento pessoal e coletivo; a saúde psíquica e a organização do trabalho; sofrimento patogênico e psicopatologia do trabalho.

 

Dia: 12/09 - 14h às 15h - Ministrante Seiji Uchida

Palestra 2 – Encaminhamentos frente a situações em que trabalhadores precisam de apoio psicológico para enfrentar os transtornos advindos de traumas.

 

Dia: 19/09 - 14h às 15h - Ministrante – Cláudio Brunoro

Palestra 3 -  Gestão de pessoas e do trabalho em situações ordinárias – como lidar com as exigências de produção, a avaliação do desempenho e as necessidades de desenvolvimento profissional e de coesão das equipes. 

 

Dia: 26/09 - 14h às 15h -  Ministrante Laerte Idal Sznelwar

Palestra 4 - O trabalho como processo de acolhimento e possibilidades para lidar com distúrbios psíquicos ligados ao trabalho e com traumas devidos à exposição a eventos catastróficos. Gestão de pessoas e do trabalho em casos de retorno ao trabalho após afastamentos por doenças.

 

Dia: 10/10 - 14h às 16h - Ministrantes  Cláudio, Laerte e equipe

OFICINA: 2h - Dinâmica em grupo – tema principal - a vivência do trabalho dos gestores na Justiça Federal – 3 grupos 

 

Justificativa

O objeto deste projeto intenciona proporcionar qualificação ao público-alvo do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) deste Tribunal, em atendimento ao previsto na Lei nº 11.416, de 15/12/2006, regulamentada pela Portaria Conjunta nº 3, de 31/05/2007. Com vistas ao alcance desse objetivo, o curso promoverá várias ações dentro da temática GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA, abordando temas relevantes para o desenvolvimento de competências relacionadas com o ofício da liderança de equipes, voltados a temas que desenvolvam um ambiente de trabalho que promova a saúde psíquica, o desenvolvimento profissional, o aprimoramento coletivo e institucional.

 

Objetivo geral

O objetivo desta formação é de propiciar discussões, reflexões e aprendizado dos gestores sobre questões específicas que envolvem a relação saúde mental e trabalho à luz da Psicodinâmica do Trabalho.

 

Objetivos específicos

Os objetivos específicos desta formação são: 

  • Apresentar aos gestores os conceitos da Psicodinâmica do Trabalho para uma melhor compreensão da relação saúde mental e trabalho;
     
  • favorecer trocas entre gestores sobre aspectos da sua realidade do trabalho, possíveis melhorias imediatas e as dificuldades no que tange a assuntos específicos aos impactos da saúde mental no trabalho (afastamento, retorno ao trabalho, teletrabalho, retorno ao formato presencial);
     
  • discutir aspectos da vivência profissional e da organização do trabalho, a partir dos pressupostos e da abordagem da Psicodinâmica do Trabalho (PDT);
     
  • favorecer a apropriação, por parte dos gestores, do sentido do seu trabalho;
     
  • analisar as possibilidades e a necessidade de se proceder a mudanças efetivas na maneira de organizar o trabalho na instituição;
     
  • favorecer a criação espaços para deliberação de regras específicas, de se criar mais mecanismos de cooperação e, consequentemente, na criação de situações propícias para a diminuição de problemas ligados à saúde e, em especial, no que diz respeito à saúde psíquica.

 

Docentes

Laerte Idal Sznelwar (coordenador)

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1980), doutorado em Ergonomia pela Conservatoire National des Arts et Métiers (1992) e pós-doutorado no Laboratoire de Psychologie du Travail et de l'Action du CNAM - Psychodynamique du Travail (2001). Livre-docente aposentado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Membro fundador do Instituto Trabalhar e membro filiado do Instituto Brasileiro de Psicanálise em São Paulo.

 

Seiji Uchida

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, Mestrado pela USP (1986) e Doutorado pela USP (1996). Pós-Doutorado no Laboratoire de Psychologie du Travail et de l’Action du CNAM - Psychodynamique du Travail (2016). Professor aposentado da FGV (2017). Membro fundador do Instituto Trabalhar. Psicólogo Clínico de Consultório (1978 até hoje) e Psicólogo Clínico do Trabalho (2018 até hoje).

 

Cláudio Marcelo Brunoro

Graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (2001). Mestre e Doutor pela USP. Co-Fundador do Instituto Trabalhar. Professor convidado do “Executive MBA” da Fundação Dom Cabral FDC. Professor convidado dos cursos de pós-graduação da Santa Casa, Senac e Centro de Educação em Saúde Albert Einstein. Docente Colaborador do Programa de Pós-graduação da Engenharia de Produção (POLI-USP).