2022 | Formação de Formadores Nível 1 Módulo III
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Formação de Formadores Nível 1 Módulo III

 

Coordenação científica

Desembargadora Federal Taís Schilling Ferraz

Presidente da 6ª Turma do TRF4, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS,1991), mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015), doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, especialista em Ensino Superior pela UNIASSELVI, Professora do Mestrado da ENFAM e formadora na EMAGIS e na ENFAM, com curso de formação de formadores pela EMAGIS, pela ENFAM e pela Escola Nacional de Magistratura Francesa ENM, atuando na formação inicial e continuada de magistrados e na formação de formadores.

 

Coordenação pedagógica

Isabel Cristina Lima Selau

Assessora da Escola de Magistratura do TRF 4a Região, atuando na coordenação pedagógica dos cursos da EMAGIS desde 2003, mestre em Educação pela PUCRS, Especialista em Educação à Distância pelo Senac (2008), possui graduação em Direito pela PUCRS (2000) e licenciatura em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1993). Com curso de formação de formadores pela ENFAM (2013 e 2016) e pela Escola Nacional da Magistratura francesa – ENM (2015).

Edenir Gomes dos Santos Vieira

Mestre em Educação pelo IFSUL, Instituto Federal Sul-rio-grandense. Possui seis especializações lato sensu em Gestão Educacional, Gestão de Projetos Sociais, Direito Trabalhista, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito da Criança do Adolescente e do Idoso. Possui três graduações: Pedagogia, Jornalismo e Direito. Possui curso de coordenação pedagógica junto à Enfam. Professora desde a pré-escola até o ensino superior, com destaque em cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Publicidade, Psicologia, Contabilidade e Administração de Empresas. Coordenadora geral de pós-graduação. Advogada em diversas áreas. Assessora Jurídica. Assessora de Comunicação, locutora de FM, coordenadora de marketing político, editora de portal on-line, redatora e editora de impresso. Possui larga experiência na TV como apresentadora, repórter, produtora, coordenadora de telejornal, em emissoras como Globo, SBT, Band, Record, TV Canção Nova, TV Assembleia-Ceará e TV Fortaleza-Câmara. Atualmente é Pedagoga Judiciária do TJRS, na função de Coordenadora Pedagógica do CJud.

 

Formadores

Erisevelton Silva Lima

Pedagogo, Doutor em Educação com ênfase em Avaliação pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Administração Educacional pela UnB, Membro do GEPA - Grupo de Estudos e Pesquisas Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico. Áreas de interesse: avaliação, formação dos profissionais da escola e gestão da educação básica.

Fábio Penezi Póvoa

Possui graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha (1997). Atualmente é juiz de direito - Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Especialista em Gestão Pública com ênfase em Processo Civil, pela Escola de Governo do Estado e Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - Enfam, Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Pará - EJPA. Formador na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima - EJURR, Formador na Escola Superior de Magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Formador na Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Norte.

Catarina Volkart Pinto

Juíza Federal Substituta na 2ª VF de Novo Hamburgo. Magistrada Formadora Nível 1 e Tutora.

 

Ementa

Articulação dos conteúdos desenvolvidos nos primeiros módulos: diretrizes para a formação de magistrados: desenvolvimento de competências; associação entre teoria e prática na formação de magistrados; aprendizagem significativa; planejamento de ensino, uso de metodologias participativas e adequadas aos objetivos de aprendizagem. Comunicação em sala de aula. Estratégias de avaliação no contexto da formação de magistrados. Transversalidade dos conteúdos de ética e humanismo nas ações de formação. Transdisciplinaridade na formação de magistrados.

 

Edital

 Clique aqui  para acessar o edital do curso.

 

Público-alvo

Magistrados e servidores federais da 4ª Região e magistrados estaduais do TJRS

 

Carga horária

16 horas-aula

 

Modalidade

Presencial, nas salas de estudos do prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre

 

Período

13 e 14 de outubro de 2022

 

Inscrições

As inscrições estarão abertas das 14h do dia 15 às 17h do dia 19 de setembro de 2022, devendo ser efetuadas pela Intranet Central RH/SERH - Escola da Magistratura - Inscrição em curso/evento.

 

Justificativa

A Emenda Constitucional 45/2004 deu especial relevância à formação e ao aperfeiçoamento de magistrados. Além de prever a criação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM, previu a necessidade de participação dos juízes em cursos de formação inicial na carreira e de cursos de formação continuada, com vistas à sua permanente atualização. A ENFAM, para dar efetividade à norma constitucional, regulamentou os cursos oferecidos pelas escolas institucionais, estabelecendo normas pertinentes aos cursos de formação inicial, formação continuada e formação de formadores, com especial atenção ao desenvolvimento de competências didático-pedagógicas para que os magistrados pudessem desempenhar com eficiência a formação dos próprios pares. No bojo de tais normativos, estão os fundamentos e as diretrizes pedagógicas da educação judicial, que centram foco na complexidade do ambiente de trabalho do magistrado e na sua prática profissional, associando teoria à prática, adotando a problematização como mecanismo de formação, prestigiando a experiência já adquirida e promovendo um ambiente que permita a construção coletiva e reflexiva de saberes. As Escolas de magistratura, que realizam as ações educacionais voltadas à formação inicial, formação no vitaliciamento e formação continuada, vêm procurando oportunizar aos magistrados a formação como formadores, de forma a introduzir, no planejamento e execução dos cursos destinados aos magistrados, os novos fundamentos. A ENFAM, então, instituiu o programa de formação de formadores – FOFO, ao tempo em que estabeleceu cronograma para que os cursos que viessem a ser fornecidos pelas Escolas de Magistratura contassem com percentuais cada vez maiores de magistrados habilitados pelo referido programa. Neste contexto, ao lado da ENFAM, a EMAGIS e o CJUD criaram o próprio programa de formação de formadores, à luz dos fundamentos e das diretrizes pedagógicas da Escola Nacional. O programa divide-se em dois Níveis e cada Nível divide-se em Módulos, concebidos de forma a permitir a introdução paulatina do novo modelo de formação e a construção de metodologias para a sua implementação e constante aperfeiçoamento. O Nível I subdivide-se em três módulos, o primeiro e o terceiro em ambiente presencial e o segundo em EAD. Este curso implementa o Módulo III do Nível 1 do programa de formadores, mediante aprofundamento dos conteúdos trabalhados nos dois primeiros módulos, centrando foco na sistematização dos saberes construídos ao longo do percurso formativo já executado, e aprofundando saberes relacionados ao planejamento de ensino e ao manejo de metodologias ativas coerentes com o modelo de formação por competências.

 

Objetivo

Pretende-se que o magistrado-aluno, ao final da formação, seja capaz de aplicar, para a atividade de docência na formação dos próprios pares, os fundamentos da educação judicial, mobilizando os conhecimentos e experiências desenvolvidos ao longo dos módulos iniciais.

 

Metodologia

O módulo III será desenvolvido de forma presencial com uso predominante de metodologias ativas e estratégias pedagógicas diversificadas, objetivando associar teoria e prática, socializar o conhecimento, desenvolver competências como formador, capacidade analítica e reflexiva. A utilização das diversas estratégias estará focada em estudo de caso, métodos interrogativos e exposição dialogada com uso de recursos de apresentação. Para o desenvolvimento das competências estão previstas duas oficinas.