Histórico
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2017 - Primeiro contato com o ecossistema de inovação no setor Público

O primeiro contato da Justiça Federal de Santa Catarina com o ecossistema de inovação no setor público ocorreu em 2017, quando uma equipe de 4 servidores participou do Programa Interinstitucional de Inovação HubGov. Junto com a JFSC, mais 13 instituições públicas de diferentes esferas e poderes de SC participaram da jornada. Além da capacitação em metodologias para processos de inovação, como o Design Thinking, despertamos para a existência de um movimento mais amplo em que a JFSC poderia se inserir.

 

2018 - Capacitação in company

Com o objetivo de disseminar o conhecimento e a cultura de inovação para mais pessoas, organizamos o Programa de Inovação HubJus. Dessa vez, a capacitação foi destinada para 50 integrantes da instituição, envolvendo servidores e juízes. Dentre os resultados: mudança de mindset e disseminação da cultura de inovação - engajamento, conexão, colaboração e criatividade - e prospecção de ideias futuras. Na ocasião surgiu a proposta de criação do laboratório de inovação.

 

2018/2019 - Formalização do laboratório e inauguração do espaço físico

Concebido durante o HubJus, o Laboratório de Inovação da JFSC nasceu pela Portaria nº 1507/2018 e teve seu espaço físico inaugurado em 08 de julho de 2019, com instalações possibilitadas por trabalho colaborativo, aproveitamento de espaço subutilizado, doação de móveis pela Receita Federal, reaproveitamento de móveis e equipamentos próprios e ornamentação de baixo custo.

Embora instigados pelos programas de capacitação, na JFSC a mudança de mindset veio com um processo que demandou algum tempo de maturação. Nesse período, as sementes plantadas ficaram incubadas enquanto o inconsciente coletivo trabalhava.

 

2020/2021 - Início das atividades

Logo no início da pandemia, a participação de duas pessoas da JFSC no projeto Voronoy-Delaunay do Inovatchê (Laboratório de Inovação da JFRS) evidenciou o interesse de catarinenses por inovação na Justiça Federal da 4ª região. Com a criação do IntegraLab (Laboratório de Inovação da Corregedoria da JF da 4 ª região), em junho de 2020 veio a demanda da participação do LabJus, em conjunto com os laboratórios das demais seccionais (LINC da SJPR e Inovatchê da SJRS), no projeto FalaJusta. A partir de então ocorreu a nomeação de nova juíza coordenadora do laboratório por meio da Portaria nº 614/2020. Foi o ponta-pé necessário para que projetos dessa natureza voltassem a ser pensados na JFSC.

Considerando o momento que se estava vivendo no mundo, rapidamente desenvolvemos algumas ações para construir condições de operação enquanto iniciávamos os primeiros projetos para contribuir com a resolução de desafios urgentes impostos pelo contexto da pandemia:

- Construção do espírito de grupo: convite aberto aos servidores e magistrados que participaram das capacitações para formação do time de laboratoristas. Ao final desse chamamento, o laboratório passou a contar com 10 integrantes voluntários (9 servidores e 1 juíza). 

- Adaptação da metodologia: as técnicas aprendidas ao longo das capacitações prévias foram ajustadas para o regime de teletrabalho compulsório;

- Capacitação: resgate do conhecimento adquirido durante programas de inovação, pesquisa, cursos e oficinas sobre novos temas e ferramentas de inovação;

- Fortalecimento da rede: estabelecimento de parcerias e troca de experiências com outros laboratórios de inovação (Inovatchê/SJRS, LINC/SJPR, IntegraLab/TRF4, InovarES/SJES, iJuspLab/SJSP, i9.JFRN/SJRN), além da adesão à Plataforma da Rede de Inovação e Inteligência do Judiciário (CNJ).

Durante a pandemia, a rede de inovação tomou forma e iniciativas locais se conectaram e potencializaram os efeitos das ações. A colaboração foi a grande chave nesse processo. 

Entre 2020 e 2021 desenvolvemos vários projetos, participamos de ações da rede de inovação (contribuição com projetos de outros laboratórios de inovação), seguimos nos capacitando e promovendo algumas capacitações em temas e metodologias referentes à inovação.

 

2022 - Estruturação do laboratório

Com o crescimento da demanda do laboratório, ao longo de 2021 surgiu a necessidade de estruturá-lo com a criação de uma unidade específica e a dedicação de pelo menos um servidor para prestar apoio às atividades de inovação (lembrando que todos os integrantes estavam atuando como voluntários, acumulando suas atribuições regulares nas respectivas unidades de lotação com os projetos do laboratório). Contudo, devido à redução do quadro de pessoal, apenas em março de 2022 foi possível atender esta necessidade. Foi criada então a Seção de Apoio à Inovação e Sustentabilidade, conforme estabelecido na Resolução nº 177/2022. 

 

Honrando o princípio da colaboração, o início do nosso caminho foi permeado por várias influências positivas de outros atores da rede: