2023 | Ferramentas do e-proc e do Google Workspace aplicadas à gestão de equipes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

    Página inicial da Emagis 

Ferramentas do e-proc e do Google Workspace aplicadas à gestão de equipes

Coordenação científica

Juiz Federal José Luvizetto Terra

 

Plano do curso

 Clique aqui  para acessar o Plano do curso.

 

Programa

 Clique aqui  para acessar o programa (provisório) do curso.

 

Público-alvo

Servidores dos gabinetes do TRF da 4ª Região 

 

Carga horária

20 horas-aula por turma

 

Modalidade

Remoto (plataforma Zoom e EAD - ambiente virtual)

 

Período e local

PLATAFORMA ZOOM - 17h às 19horas

TURMA 1 - 23, 25 e 30 de maio, 01 e 06 de junho.

TURMA 2 - 15, 17, 22, 24 e 29 de agosto.

 

Inscrições

PASSO A PASSO PARA A PRÉ-INSCRIÇÃO:

 

1. Ao abrir o  link de inscrição  você deve logar com seus dados da rede da JF4R nesta janela:



2. A seguir, ao entrar no ambiente virtual EAD JF4R, o interessado deverá optar, na AUTOINSCRIÇÃO, pela Turma 1 ou Turma 2 e preencher a chave de acesso CORRESPONDENTE no campo “Chave de inscrição” na turma escolhida, com atenção à grafia em letras minúsculas (vide figuras abaixo).

  • Chave de inscrição para a TURMA 1: eproc-turma1
     
  • Chave de inscrição para a TURMA 2: google-turma2 

Após o encerramento do prazo para inscrições, os selecionados receberão o email confirmando a efetivação da mesma.

Em caso de dúvidas, contatar por e-mail: emagis@trf4.jus.br, A/C EAD

 

 

Justificativa

O curso visa desenvolver competências quanto às atualizações do sistema eletrônico e do google, propiciando melhor compreensão das ferramentas e suas aplicabilidades visando o aperfeiçoamento e agilização do desempenho jurisdicional com o auxílio das tecnologias implantadas.

O TRF da 4ª região passou recentemente por modificações impactantes em razão da sua ampliação, pois (1) todos os gabinetes receberam novos servidores vindos de outros gabinetes, (2) com a pandemia, os gabinetes precisaram se adaptar às condições do teletrabalho híbrido e (3) novas ferramentas do Google foram disponibilizadas para utilização por parte das equipes, quais sejam o Gmail, Google Agenda, Google Drive, Google Meet, Google Docs, Google Keep e Google Chat. A conjugação destes fatores trouxe necessidades que precisam ser enfrentadas e que o presente curso irá contribuir para aprimorar o exercício profissional e desempenho dos participantes e de suas respectivas equipes.

A partir de 05 de abril de 2023 todos os Desembargadores,Juízes e servidores da Justiça Federal da 4ª Região irão utilizar as ferramentas do Google adquiridas pelo TRF4. Compõe o pacote de serviços engloba Gmail, Google Agenda, Google Drive, Google Meet, Google Docs, Google Keep e Google Chat. Quais suas potencialidades? Como pode ser a comunicação entre os integrantes das equipes? Como o conhecimento pode criado, amadurecído e compartilhado de maneira mais eficaz e efetiva? Essas questões serão respondidas no presente curso.

As chamadas equipes híbridas nada mais são do que grupos de profissionais que alternam os dias em que precisam se deslocar até a estrutura física da empresa e os em que realizam as demandas diretamente de suas residências ou outro local de preferência. Um único servidor em teletrabalho exigirá o domínio das ferramentas disponíveis e o desenvolvimento de técnicas próprias para a gestão das equipes. Logo, o processo de adaptação precisará ser constituído para estabelecer o formato híbrido, de modo que todos se envolvam e possam compreender as necessidades e obrigações existentes. Compreendendo as ferramentas postas à disposição e identificadas suas potencialidades, aprimora-se o trabalho dos integrantes das equipes e, consequentemente, aumenta-se a produção da unidade.

 

Objetivos

Objetivo geral: o presente curso tem por escopo conduzir a capacitação de servidores de todos os gabinetes do TRF4, fomentar o uso das ferramentas do google e o uso das ferramentas do EPROC nas equipes dos gabinetes do TRF4.

Objetivos específicos: o curso está intimamente relacionado com gestão de pessoas, processo eletrônico, ferramentas do Google e cultura organizacional. Seu objetivo é fomentar o debate sobre o trabalho híbrido, permitir a construção de soluções e potencializar o uso das ferramentas do Google e do EPROC. Ao final da formação, o servidor será capaz de:

  • Dominar ferramentas atuais do sistema eproc;
     
  • Dominar ferramentas do Google (Gmail, Google Agenda, Google Drive, Google Meet, Google Docs, Google Keep e Google Chat);
     
  • Compreender e utilizar os conceitos novos para os tempos de trabalho híbrido;
     
  • Aplicar estratégias humanizadas na gestão do trabalho híbrido em sua equipe;
     
  • Desenvolver métodos de liderança na busca da formação de uma equipe coesa e com espírito colaborativo; e
     
  • Adotar a utilização de metas e fluxo de trabalho na rotina profissional.

 

Metodologia

aula expositiva-dialogada, aula invertida, dinâmicas de grupo.

 

 

Docentes

José Luis Luvizetto Terra

possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2000). Mestrando pela ENFAM/DF (2022). Atualmente é Juiz Federal - Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Juiz Formador (FOFO) pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM/DF.

http://lattes.cnpq.br/6011032880603482

 

Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva

possui graduação em Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Doutorado Doutorado em Business Administration pela Florida Christian University, FCU, Estados Unidos (2019). Atualmente é Juíza Federal do TRF4.

http://lattes.cnpq.br/6011032880603482

 

Carlos Henrique Borlido Haddad

possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1995), mestrado (1998) e doutorado (2001) em Ciências Penais pela mesma Universidade. É pós-doutor pela Universidade de Michigan (2014). Atualmente é Juiz Federal - Justiça Federal Seção Judiciária de Minas Gerais - e Professor Associado da Faculdade de Direito da UFMG, onde também atua como Coordenador da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Leciona no mestrado profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). A área de estudos concentra-se no Direito e Processo Penal. Tem experiência na área de Administração da Justiça, além de atuar na Formação de Juízes, certificado pela École Nationale de la Magistrature, França.

http://lattes.cnpq.br/1514296193975163

 

Vivian Wilke Gonçalves

possui graduação em Direito pela Unisinos (2000). Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Direito Público - pela Anhanguera Educacional (2010) e em Psicologia Positiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS (2021). Atualmente é Diretora de Secretaria na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.

linkedin.com/in/vivian-wilke-gonçalves-262083187

 

Luiza Vieira Sá de Figueiredo

docente e orientadora permanente do programa de mestrado profissional em direito e poder judiciário da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM/DF; formadora da ENFAM/DF, em programas de formação inicial, continuada e ead; pesquisadora voluntária do grupo CADEF/UFMS - movimento espacial de fronteira; docente e orientadora voluntária do mestrado em estudos fronteiriços - UFMS - campus Pantanal; pós-doutorado em democracia e direitos humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; doutorado em Ciências Humanas/USP; mestrado em direito penal e garantismo/Universidade de Girona; MBA em gestão de pessoas no setor público/UGF; especialização em teoria do estado e das relações sociais na ESMAGIS/UCDB; especialização em gestão pública/UCDB; graduação em Direito/UFMS. Atualmente é Juíza de Direito - Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS)

http://lattes.cnpq.br/4457955869055109