Palestante
Mirian Goldenberg
- Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Antropologia Social do Museu Nacional-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).
- Pós-Doutorado na COPPE-UFRJ com pesquisa intitulada "Envelhecimento e felicidade: integração entre gerações e sustentabilidade".
- Professora Titular do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Pesquisas na área de Antropologia Urbana, com ênfase em Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e desvio, conjugalidade, sexualidade, infidelidade, corpo e envelhecimento.
- Autora de "A Outra"; "Os novos desejos"; "Nu & Vestido"; "De perto ninguém é normal", "Toda mulher é meio Leila Diniz", "A arte de pesquisar", "Infiel: notas de uma antropóloga"; "O corpo como capital"; "Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade"; "Noites de insônia: cartas de uma antropóloga a um jovem pesquisador"; "Por que homens e mulheres traem?", "Intimidade"; "Corpo, envelhecimento e felicidade", "Tudo o que você não queria saber sobre sexo", "A bela velhice", "Homem não chora. Mulher não ri", "SeXo", "Velho é lindo!", "Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?", "Liberdade, felicidade e f...", "Liberdade, felicidade e que se f...", "A invenção de uma bela velhice", "A arte de gozar: amor, sexo e tesão na maturidade".
- Colunista do jornal Folha de São Paulo desde 2010. Colunista da Vogue desde 2021.
Mediadora
Marga Inge Barth Tessler
Mestre em Direito Público - Direito do Estado, Especialista em Direito Sanitário - UnB/Fiocruz. Mestranda pela FGV - Mestrado Profissional em Poder Judiciário. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. Desembargadora Federal aposentada do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Público-alvo
Magistrados (desembargadores e juízes federais) e servidores da 4a Região.
Programa
Clique aquI para acessar a programação do evento.
Inscrições
As inscrições estarão abertas do dia 18 de maio até o dia 05 de junho de 2023.
Clique aquI para acessar o formulário de inscrição.
Informações sobre o evento
O evento fará parte de atividades de capacitação para servidores e magistrados e terá alusão ao Dia do Trabalhador, 01 de maio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao final da formação o participante será capaz de:
- elaborar e desenvolver seus projetos de vida para a maturidade;
- aplicar as informações da pesquisa apresentada para enxergar os aspectos positivos do próprio envelhecimento e do envelhecimento dos seus familiares
CONTEÚDOS:
Apresentação de pesquisa antropológica com 5 mil homens e mulheres sobre envelhecimento e felicidade, com foco nos seguintes temas:
Projetos de vida, Aposentadoria, Família e amizade, Diferenças entre homens e mulheres, Curva da felicidade, Papel do trabalho, Saúde física e mental.