2024 | Acolhimento Humano frente aos Desastres Climáticos no RS - contribuições da psicologia para a reconstrução
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

    Página inicial da Emagis 

Acolhimento Humano frente aos Desastres Climáticos no RS - contribuições da psicologia para a reconstrução

Coordenação científica

Desembargador Federal Desembargador Federal Rogério Favreto

Diretor da Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região

 

Palestrante

Débora Schneider

Fundadora e Conselheira do Espaço Vida em Movimento, atua há mais de 20 anos na área clínica. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2003), também possui formação em Análise Institucional pelo Instituto Pichon Riviere, formação em Esquizoanálise pela UFRJ, formação em Psicologia Educacional pela ULBRA e formação em Psicologia Clínica Abordagem Esquizoanalítica pela PUC/SP. Atuou como implantadora do setor de Psicologia nas escolas das redes de educação de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena. Realiza também acompanhamento de pacientes com câncer e em cuidados paliativos, ministra formações, palestras e cursos. É escritora e organizadora dos livros: Felicidade, Vida, Movimento (2018), Volta depressa instante (2019) e Pedalando junto às estrelas - em memória de Leonardo Schallenberger (2020).

 

Público-alvo

Magistrados(as) e servidores(as) da Justiça Federal da 4ª Região.

 

Modalidade

On-line, pela plataforma Zoom.

 

Data | Horário

19 de junho de 2024 (quarta-feira), das 17h às 18h30min 

 

Carga horária total

1,5 horas-aula  

 

Inscrições

 Clique aqui  para fazer a inscrição neste evento.

 

Justificativa

Muitas pessoas do corpo funcional da Justiça Federal da 4ª Região foram afetadas direta e indiretamente, em virtude do estado de calamidade decorrente do desastre climático que atingiu várias regiões do Estado do Rio Grande do Sul (Decretos Estaduais 57.596, de 01/05/2024, 57.626, de 21/05/2024, e Decreto Municipal de Porto Alegre 22.647, de 01º de maio de 2024). Os prazos, atos processuais e o atendimento presencial ao público foram suspensos (Portarias TRF4 253/2024 e TRF4 43/2024). A atividade tem o propósito de promover debates sobre as consequências dessa tragédia que se abateu direta ou indiretamente sobre o corpo funcional da Justiça Federal na 4ª Região e os impactos sobre a saúde mental.

 

Objetivo

Promover reflexões acerca do impacto das consequências da catástrofe climática no RS sobre a saúde mental de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados da Justiça Federal.