2024 | Programa de Vitaliciamento - 1ª etapa – Prudência e escuta na atividade judicial. Modos de subjetivação no contemporâneo e o trabalho do magistrado
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Programa de Vitaliciamento - Etapa I

Coordenação científica

Desembargador Federal Roger Raupp Rios

 

Público-alvo

Magistrados(as) em processo de vitaliciamento da Justiça Federal da 4ª Região

 

Período e Local de realização:

De 27 a 30 de agosto de 2024, nas salas de cursos da Justiça Federal de Santa Catarina, em Florianópolis

 

Modalidade

Presencial

 

Programação

 CLIQUE AQUI  para acessar a programação do curso

 

Carga horária total

30 horas-aula 

 

Justificativa

Partindo dos pressupostos (a) da “prática jurisdicional como ponto de partida para a seleção e a organização de conteúdos, superando a lógica que rege as abordagens disciplinares, que expressam a fragmentação da ciência e a sua separação da prática”; (b) dos “princípios metodológicos de articulação entre teoria e prática, entre parte e totalidade e entre disciplina e transdisciplinaridade”; (c) da “integração entre saber tácito e conhecimento científico; entre conhecimentos e habilidades básicas, específicas e de gestão; e (d) da “transferência de conhecimentos e experiências para novas situações” (Anexo único da Resolução ENFAM nº 11, de 07 de abril de 2015, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Boletim de Serviço do STJ, 9 abr. 2015), busca-se efetivamente o foco do o desenvolvimento de competências, que não prescinde, mas não se confunde, com a formação acadêmica em si mesma.

 

Objetivo geral

Pretende-se que o magistrado, ao final da formação, seja capaz de:  identificar os aspectos centrais dos processos de subjetivação contemporâneos, compreendendo seus efeitos sobre os modos de vida e trabalho, em especial, no desempenho laboral no âmbito do Judiciário; de atuar na carreira de forma ética, adotando uma posição de autoridade e humildade apropriada às circunstâncias, relacionando-se com servidores e seus pares com escuta e partilha.