Justiça Restaurativa - Círculos de Conversa
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

1. HISTÓRICO

O projeto Círculos de Conversa originou-se de forma orgânica, idealizado por magistrados e servidores da SJRS que já possuíam a formação de facilitadores de Círculos de Construção de Paz, com o objetivo de realizar círculos de apoio no contexto da pandemia. Durante o período de 2020 a dezembro de 2022, o Círculos de Conversa planejou, executou e participou de diversas atividades. A partir do sucesso desse projeto, outras atividades foram sendo pensadas e executadas como pode se observar no histórico descrito abaixo, a partir de dados coletados no relatório SEI 6544236.


 

Contexto de surgimento e eixos de atuação

O Círculos de Conversa objetiva criar espaços de pertencimento e conexão entre magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Federal, por meio da metodologia dos círculos de construção de paz desenhada por Kay Pranis, mas adaptada para o meio virtual. Surgiu durante a pandemia de covid-19 e seu objetivo, quando do início do projeto, era realizar círculos de construção de paz virtuais; no entanto, ao longo de 2022, também foram realizados de forma híbrida e presencial.

A atuação se dá em três eixos:

  • Círculos de Conversa temáticos: círculos realizados com tema específico, voltado aos colaboradores da Justiça Federal da 4ª Região.
  • Conversas Necessárias: círculos realizados em parceria com o Grupo de Trabalho para Ações em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades, a fim de iniciar possíveis diálogos no contexto de diretos humanos, voltados à consciência da discriminação, racismo, e outros tipos de violência estrutural, conectando os servidores da justiça federal à conscientização de seu papel na sociedade.
  • Círculos de Conversa para Equipes: círculos realizados em unidades ou grupos específicos, com roteiro preestabelecido a partir de demandas da própria unidade. Como abordagem inicial, foram realizados círculos de sensibilização com os gestores.

 

Dinâmica de trabalho

Os facilitadores do Círculos de Conversa são magistrados e servidores já formados em círculos de construção de paz, que atuam voluntariamente no projeto, e estão em constante formação e reflexão acerca das atividades realizadas. A equipe reúne-se mensalmente e o trabalho é desenvolvido de forma coletiva, horizontal e colaborativa.


 

Atividades de anos anteriores:

Atividades desenvolvidas em 2020 (SEI 5519226).

Atividades desenvolvidas em 2021 (SEI 6551783).

Atividades desenvolvidas em 2022.


 

Reconhecimento

Com a publicação da Resolução nº 87/2021, que dispôs sobre a implantação e a disciplina da Política de Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Federal da 4ª Região, a atuação do Círculos de Conversa ampliou-se para um contexto de referência, dentro da 4ª Região, sendo utilizado como exemplo e também instrumento para condução de encontros, jornadas, seminários e cursos sobre a Justiça Restaurativa. O projeto é referência nacional como prática no campo da gestão de pessoas.

O Círculos de Conversa foi inscrito no Prêmio AJUFE de Boas Práticas e, embora não contemplado, foi mencionado em muitos espaços como uma prática potente e de simples implantação em diferentes contextos de tribunais.

Ainda, o Conversas Necessárias foi apresentado na I Jornada para o Desenvolvimento da Justiça Restaurativa na América Latina, representando a Justiça Federal do RS em seu primeiro evento internacional, no dia 24/11/2021, bem como foi selecionado no 1º Seminário de Melhores Práticas em Direitos Humanos, realizado no dia 10/12/2021, evento decorrente do Acordo de Cooperação Técnica em Direitos Humanos do RS.

 


 

Divulgação

A divulgação dos círculos ocorre pela intranet, email institucional, mensagem via whatsapp e vídeos que se encontram disponíveis no canal do Círculos de Conversa no YouTube.

Também são desenvolvidos podcasts sobre a temática no programa Círculos de Conversa no Spotify.


 

2. REGIONALIZAÇÃO

A partir dos relatos de sucesso destas atividades na SJRS, os membros do Conselho Gestor, na reunião realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2022 (Ata 6414454), e os integrantes do projeto Círculos de Conversa sugeriram a regionalização dos projetos Círculos de Conversa e Conversas Necessárias, os quais passariam à coordenação do NUJURE, em parceria com os CEJURES das Seções Judiciárias, a fim de proporcionar a ampla participação em toda a 4ª Região.

Fonte: SEI 0002273-53.2023.4.04.8000, documento 6574932.


 

Cronograma de atividades 2023:

FORMATO

MÊS

PROJETO

TEMA*

Online MARÇO Conversas Necessárias Gênero/ Feminino (Ciranda do Feminino)
Presencial e online ABRIL Círculos de Conversa  
Online MAIO Conversas Necessárias Assédio
Online JUNHO Conversas Necessárias Diversidade
Presencial e online JULHO Círculos de Conversa Aposentados e em processo de aposentação
Presencial e online AGOSTO Círculos de Conversa Estagiários
Online SETEMBRO Conversas Necessárias Capacitismo
Presencial e online OUTUBRO Círculos de Conversa Etarismo
Online NOVEMBRO Conversas Necessárias Racismo
Presencial DEZEMBRO Círculos de Conversa Terceirizados - Direitos Humanos

 

Para acompanhar nossa programação esteja atenta(o) em nossas redes sociais e as divulgações na Intranet da JF da 4ª Região. Escute também nossos Podcasts e curta nosso canal no Youtube.

                              

 

Voltar Página inicial