SISTCON - Sistema de Conciliação da 4ª Região - Demandas Estruturais
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Gravação - Audiência Pública 19/04/2024

Quem somos:

Coordenação - Criada no âmbito do Sistema de Conciliação do TRF da 4ª Região tem a finalidade de auxiliar as unidades jurisdicionais no encaminhamento de litígios complexos, preferencialmente pela via consensual. (Portaria 586/2023)

- ANTÔNIO CÉSAR BOCHENEK - Juiz Federal da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, na função de Coordenador

- MARTA WEIMER - Juíza Federal da 1ª Vara Federal de Concórdia

- RODRIGO MACHADO COUTINHO - Juiz Federal da 25ª Vara Federal de Porto Alegre

 

O que é problema estrutural?

A insuficiência da atuação dos poderes constituídos transfere ao judiciário os debates a respeito da concretização, efetividade ou omissão das políticas públicas. O judiciário transforma-se num campo de recepção de litígios a respeito da implementação das políticas públicas, com debates a respeito de estados de desconformidade dos direitos fundamentais e constitucionais, ou seja, os jurisdicionados procuram o Poder Judiciário para questionar a inefetividade ou a insuficiência dos direitos por meio das denominadas demandas estruturais. Para estes casos bem como para demandas complexas as normas processuais tradicionais são insuficientes, pois visam resolver situações pretéritas e não foram projetadas para atender situações futuras e prospectivas, com vácuos de soluções processuais.

 

O que é processo estrutural?

Recentemente, na doutrina e na prática processual, ainda que de forma intuitiva, juízes e operadores do direito, começaram a aplicar técnicas e ferramentas denominadas de processos estruturais, ou seja, aportes flexíveis e adaptáveis, por meio de diálogos interinstitucionais que visam a cooperação, negociação, concertação, amplitude participativa, com o objetivo de contribuir para a construção de soluções efetivas para casos complexos e, sobretudo, para avançar e melhorar na implementação das políticas públicas.

 

Atos normativos

Todavia, ainda não há legislação processual específica (PL 8058/14 e PL 1641/21) e não são muitos os casos e as experiências com aplicação das técnicas estruturais no meio judicial. Sem prejuízo, as experiências intuitivas, principalmente de magistrados, estão sendo referendadas por meio da institucionalização de várias práticas como a criação de comissões no âmbito do CNJ (Comissão de Conflitos Fundiários), e dos Tribunais (Comissão de Demandas Estruturais do TRF da 4ª Região), bem como por meio de atos normativos como a Resolução 350, do CNJ.

 

Objetivo da comissão

O objetivo da comissão de processos estruturais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é ser um local de apoio aos magistrados e magistradas no desenvolvimento de técnicas de processos estruturais a serem aplicadas às demandas em andamento, bem como para divulgar os resultados de aplicações das técnicas nos processos judiciais. O pioneirismo no tema revela desafios tanto em relação aos obstáculos como aos limites de aplicabilidade. Entretanto, o laboratório de experiências das demandas estruturais não é novidade no judiciário e está posto. Certamente, o avanço no estudo das técnicas processuais apresentará resultados melhores dos que a não aplicação de nenhuma técnica e a continuidade de processamento de demandas de modo desestrutural, individualizado, sem compromisso global com as políticas públicas, ou ainda sem a efetividade das demandas complexas.

Neste cenário, as novas ferramentas e funções dos operadores do direito aplicados aos processos judiciais, poderão ser objeto de avaliação, estudo, pesquisa e investigação teórico-prático para saber até que ponto a judicialização das políticas públicas, com seus desafios e potencialidades, atende ou não aos reclamos dos cidadãos e da sociedade, por meio dos processos estruturais. Por outro lado, a transparência, a comunicação, e os valores e os interesses públicos, também são medidos com a adoção de novas práticas processuais, sempre com a missão e os valores do judiciário a pautar as atividades dos juízes, com resultados efetivos e concretos para toda a sociedade.

Os desafios são grandes, bem como as potencialidades e os limites. É preciso começar a sistematizar as técnicas aplicadas às experiências práticas, até mesmo para posteriormente avaliar com a finalidade de aperfeiçoá-las ou descartá-las.

Assim, a presente comissão oferece a toda comunidade acadêmica e profissional a sistematização de vários institutos aplicados nas experiências dos processos judiciais para novos estudos e investigações.

Com efeito, todas as sugestões e as considerações são bem-vindas, pois há um enorme caminho a ser percorrido para institucionalização das práticas dos processos estruturais, bem como para efetivação de normatizações a respeito do tema. Envie sua contribuição para o endereço eletrônico: conciliar@trf4.jus.br

 

Casos de processos estruturais submetidos ao Sistcon no TRF4:

 

Casos de processos estruturais em Ponta Grossa - PR:

 

Casos de processos estruturais submetidos ao Sistcon no Paraná: