Conta Fácil Prev - Programa para Cálculo de Atrasados em Ações Previdenciárias-INSS
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O programa Conta Fácil Prev é on-line, simplificado e foi  disponibilizado em 08/02/24. É específico para cálculo de atrasados em liquidação de sentença (não apura e nem revisa RMI) e do valor da causa (pemite incluir parcelas vincendas) em ações previdenciárias do RGPS/INSS concessivas, revisionais e de restabelecimento cuja RMI (Renda Mensal Inicial) do benefício é o valor do salário mínimo nacional, superior ou inferior (útil para o auxílio-acidente). O Conta Fácil Prev é o sucessor e uma evolução do programa JUSPREV 2.  Sua principal inovação é contemplar benefícios com RMI igual, inferior e superior ao salário mínimo (o JUSPREV 2 opera somente com benefícios de valor mínimo) e apurar o valor da causa. O novo programa realiza cálculo de liquidação de sentença, permitindo apurar os atrasados de ações de concessão, restabelecimento e revisão da RMI, com o desconto de um ou mais benefícios inacumuláveis recebidos administrativamente do INSS. A partir da versão disponibilizada em 08/03/24, passou a calcular, também, o valor da causa e permitir outros descontos, útil para abater, por exemplo, Auxílio Emergencial e Seguro-Desemprego, caso determinado. Em breve, será disponibilizada uma nova versão que irá contemplar o adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria, chamado de auxílio-acompannhante, previsto no art. 45 da Lei N.º 8.213/91.

NOVIDADES:

- Versão disponibilizada em 22/03/24: possibilidade de calcular valores atrasados do benefício Auxílio-Acidente, com RMI de qualquer valor, inclusive abaixo do salário mínimo, com piso de 50% deste.
- Versão disponibilizada em 08/03/24: cálculo do valor da causa (com parcelas vincendas) e inclusão de outros descontos (avulsos, mediante informação de data e valor), útil para abater Seguro-Desemprego e Auxílio Emergencial, quando determinado.

FUNCIONALIDADES A SEREM IMPLANTADAS:
- Adicional de 25% sobre o valor do benefício, previsto no art. 45 da Lei N.º 8.213/91 (auxílio-acompanhante).
- Possibilidade de zerar as parcelas negativas do cálculo.
- Possibilidade de aplicar o Tema 1050 do STJ no cálculo dos honorários de sucumbência.
- Honorários advocatícios de cumprimento de sentença.
- Escalonamento de honorários de sucumbência nos termos do art. 85 do CPC/2015.
- Evolução do benefício considerando a revisão dos tetos (ECs 20 e 41).


 NOVO

 NOVO




Com relação ao suporte, antes de enviar sua dúvida, solicitamos verificar se ela está contemplada pelo manual do programa, vídeos explicativos, exemplos de cálculos ou perguntas frequentes (FAQ). Todos oe e-mails recebidos serão respondidos no menor tempo possível por Servidores lotados na Divisão de Cálculos Judiciais da JFRS. Ressaltamos que a atividade principal desses Servidores é a elaboração de cálculos e pareceres nos processos enviados pelas Varas Federais da Seção Judiciária do RS e, também, que recebemos diariamente muitos pedidos de suporte oriundos de Usuários de todo o país.