2024 | Treinamento para Avaliação Biopsicossocial para Aposentadoria Especial de Servidores com Deficiência
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Treinamento para Avaliação Biopsicossocial para Aposentadoria Especial de Servidores com Deficiência

Realização

Divisão de Saúde | TRF4R

EMAGIS | Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região

 

Docente

Fernanda Berriel Pereira da Silva Gomes

Currículo

 

Público-alvo

Profissionais das áreas de saúde da 4ª Região -  equipes multiprofissionais (médicos e assistentes sociais) que realizam avaliação biopsicossocial de deficientes.

 

Modalidade

Telepresencial - remoto- EAD - Zoom - As aulas serão gravadas.

 

Datas | horário 

01, 08, 15, 22 e 29 de outubro de 2024, das 15h às 16h30min. 

 

Carga horária total

8 h/a (5 encontros e 30 minutos fórum no ead sobre material de apoio)

 

Programação

 CLIQUE AQUI  para acessar a programação (provisória) do curso.

 

Objetivo Geral

Capacitar profissionais da saúde para realização de avaliações biopsicossociais, alinhadas ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão – 13.146/2015),à Lei Complementar 142/2013, ao RPPS e à CF/88, por meio do Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado para fins de aposentadoria da pessoa com deficiência (IFBrA), visando a concessão de aposentadoria especial.

 

Conteúdos

  • Explicar a evolução do conceito de deficiência: aspectos sócio-históricos, marcos conceituais e legais.
     
  • Explorar o conceito de avaliação e perícia biopsicossocial; 
     
  • Demonstrar as implicações da LC 142/2013; 
     
  • Apresentar o Instrumento IFBrA considerando os seus aspectos sócio-históricos e metodológicos para fins de classificação e concessão da aposentadoria especial da pessoa com deficiência; 
     
  • Evidenciar os sete domínios da avaliação, esclarecer dúvidas relacionadas às 41 atividades do Instrumento de Avaliação da Classificação Internacional de Funcionalidades; 
     
  • Explicar como se determinar a pontuação do nível de independência para cada atividade através da escala de pontuação do IF-Br; 
     
  • Expor como é realizada a identificação de barreiras externas e fatores ambientais na avaliação médica e funcional; 
     
  • Instruir sobre o preenchimento da folha de identificação; 
     
  • Evidenciar os tópicos mais importantes na elaboração da história clínica e história social; 
     
  • Indicar os meios de prova da deficiência; 
     
  • Instruir a atribuição de pontuação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBrA); 
     
  • Demonstrar como se conclui pela classificação do Grau de Deficiência em Leve, Moderado e Grave; 
     
  • Aplicação prática do conteúdo programático mediante estudo de casos.