Realização
Divisão de Saúde | TRF4R
EMAGIS | Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região
Docente
Fernanda Berriel Pereira da Silva Gomes
Público-alvo
Profissionais das áreas de saúde da 4ª Região - equipes multiprofissionais (médicos e assistentes sociais) que realizam avaliação biopsicossocial de deficientes.
Modalidade
Telepresencial - remoto- EAD - Zoom - As aulas serão gravadas.
Datas | horário
01, 08, 15, 22 e 29 de outubro de 2024, das 15h às 16h30min.
Carga horária total
8 h/a (5 encontros e 30 minutos fórum no ead sobre material de apoio)
Programação
CLIQUE AQUI para acessar a programação (provisória) do curso.
Objetivo Geral
Capacitar profissionais da saúde para realização de avaliações biopsicossociais, alinhadas ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão – 13.146/2015),à Lei Complementar 142/2013, ao RPPS e à CF/88, por meio do Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado para fins de aposentadoria da pessoa com deficiência (IFBrA), visando a concessão de aposentadoria especial.
Conteúdos
- Explicar a evolução do conceito de deficiência: aspectos sócio-históricos, marcos conceituais e legais.
- Explorar o conceito de avaliação e perícia biopsicossocial;
- Demonstrar as implicações da LC 142/2013;
- Apresentar o Instrumento IFBrA considerando os seus aspectos sócio-históricos e metodológicos para fins de classificação e concessão da aposentadoria especial da pessoa com deficiência;
- Evidenciar os sete domínios da avaliação, esclarecer dúvidas relacionadas às 41 atividades do Instrumento de Avaliação da Classificação Internacional de Funcionalidades;
- Explicar como se determinar a pontuação do nível de independência para cada atividade através da escala de pontuação do IF-Br;
- Expor como é realizada a identificação de barreiras externas e fatores ambientais na avaliação médica e funcional;
- Instruir sobre o preenchimento da folha de identificação;
- Evidenciar os tópicos mais importantes na elaboração da história clínica e história social;
- Indicar os meios de prova da deficiência;
- Instruir a atribuição de pontuação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBrA);
- Demonstrar como se conclui pela classificação do Grau de Deficiência em Leve, Moderado e Grave;
- Aplicação prática do conteúdo programático mediante estudo de casos.