Coordenação científica/docentes
Desembargador Federal Hermes Siedler da Conceição Júnior
Juiz Federal Substituto Bruno Henrique Silva Santos
Público-alvo
Servidores(as) da JF4R que atuam como conciliadores(as) e mediadores(as) judiciais e servidores(as) lotados(as) nos CEJUSCONs, e conciliadores(as) voluntários(as) que atuam nos CEJUSCONs e SISTCON
Período:
25 e 26 de março de 2025, das 16h às 18h.
Carga horária
04 horas-aula.
Modalidade
On-line, plataforma ZOOM.
Programa
Dia 25 de março, 16h às 18h (2 horas/aula)
Ministrantes: Gisele Lopes, Simone de Medeiros Dela Vedova e Simone Pedroso Ribeiro
- Abertura pela Coordenação Científica
- Caixa de Ferramentas e Técnicas da Conciliação/Mediação para sessões virtuais
- Considerações finais
Dia 26 de março, 16h às 18h (2 horas/aula)
Ministrantes: Gisele Lopes, Simone de Medeiros Dela Vedova e Simone Pedroso Ribeiro
- Etiqueta em audiências virtuais.
- Ferramentas do zoom utilizadas em audiências virtuais.
Inscrições
De 05 a 19 de março de 2025.
Informações sobre inscrições: SISTCON, telefones (51) 3213.9255, 3213.3810 e 3812.
Objetivo geral
Espera-se que, ao final da formação, o(a) aluno(a) seja capaz de: atuar como conciliador(a) e mediador(a) nas sessões telepresenciais de conciliação e mediação por meio de três eixos de aprendizagem que interagem entre si: utilização das ferramentas disponíveis nas plataformas virtuais para as sessões; noções de etiqueta virtual; e desenvolvimento de habilidades online relativas às técnicas de conciliação e mediação.
Justificativa
O curso é proposta da Coordenação de Formação em Conciliação e Mediação do TRF4, para a formação e aperfeiçoamento de conciliadores(as) e mediadores(as) da Justiça Federal da Quarta Região, especificamente para servidores(as) que atuam nas sessões virtuais de conciliação.
A pandemia da COVID19 trouxe ao Poder Judiciário uma série de desafios para manter o seu funcionamento regular diante da imposição de medidas de distanciamento social. Uma das providências adotadas nesse propósito foi a realização, em larga escala, de audiências e sessões de mediação e conciliação de forma virtual. Os benefícios e as facilidades proporcionadas por esse mecanismo fizeram com que ele se consolidasse nos processos judiciais mesmo após o encerramento das medidas de distanciamento, sendo atualmente o meio predominante para a realização das sessões de mediação e conciliação.
A realização das sessões de forma virtual implica a adoção de técnicas conciliatórias específicas e a adaptação daquelas comumente utilizadas em sessões presenciais. Da mesma maneira, exige habilidade no manejo dos sistemas informatizados operacionais e o emprego de regras de “etiqueta virtual” próprias.