Ministrante
Conteúdo
Apresentação do formador e do objetivo de aprendizagem. Criação de uma linha do tempo. Assistência do vídeo e reflexões críticas das pessoas participantes sobre o documentário “Quanto tempo o tempo tem?” Exposição-dialogada com os seguintes conteúdos:
- Desintoxicação digital;
- impacto da tecnologia no uso do tempo;
- fragmentação da atenção, sobrecarga informacional e síndrome da fadiga informativa;
- criação de Canvas no design de aprendizagem, de acordo com as especificidades trabalhadas e explicadas pelo formador, exercício para ativar a prática da desintoxicação digital;
- finalização com a palavra mobilizadora.
Público-alvo
Magistrados(as) e servidores(as) da JF4R.
Data e horário
17 de dezembro de 2025, das 15h às 17h.
Carga horária
Total: 2 h/a.
Modalidade
Telepresencial.
Inscrições
As inscrições para participação telepresencial estarão abertas de 14 a 17 de novembro de 2025.
para realizar a sua inscrição neste curso.
(é necessário realizar login no EAD JF4R com sua sigla e senha da rede)
Justificativa
O objeto deste projeto intenciona proporcionar desenvolvimento de habilidades através de um olhar reflexivo quanto aos efeitos no uso excessivo das tecnologias digitais, promovendo atenção aos cuidados de prevenção e de convivências no dia a dia nas situações de trabalho e pessoais, com auxílio na construção do conhecimento e no aguçar do senso crítico - base para a compreensão de conteúdos teóricos e de sua aplicação prática, contribuindo para a atividade na Justiça Federal e no melhor ambiente da instituição, principalmente nas questões relacionadas à desintoxicação digital.
Assim, busca-se o fortalecimento de maneira significativa dos conhecimentos, da inteligência emocional, do foco e da capacidade de relacionamento interpessoal. Isto é, competências fundamentais para a atuação e vivências no mundo do trabalho e social na contemporaneidade.
Objetivo geral
Propiciar discussões, reflexões e aprendizado de conceitos básicos de desintoxicação digital e sua importância para o equilíbrio e eficiência no trabalho e na vida, com foco na qualidade, na aplicabilidade, nos resultados e na adaptação às demandas contemporâneas na Justiça Federal.




