Prudência e escuta na atividade judicial. Modos de subjetivação no contemporâneo e o trabalho do magistrado
Coordenação científica
Público-alvo
Magistrados(as) em processo de vitaliciamento da Justiça Federal da 4ª Região - 2ª Turma do XVIII Concurso Público para provimento de cargo de Juíza Federal Substituta e de Juiz Federal Substituto da 4ª Região.
Datas | local
27 a 30 de maio de 2025, nas salas de cursos da Emagis, no prédio anexo do TRF4.
Carga horária
30 horas-aula.
Modalidade
Presencial.
Programa
para acessar a programação deste curso.
Inscrições
Os(as) magistrados(as) em vitaliciamento serão automaticamente inscritos.
Justificativa
Partindo dos pressupostos (a) da “prática jurisdicional como ponto de partida para a seleção e a organização de conteúdos, superando a lógica que rege as abordagens disciplinares, que expressam a fragmentação da ciência e a sua separação da prática”; (b) dos “princípios metodológicos de articulação entre teoria e prática, entre parte e totalidade e entre disciplina e transdisciplinaridade”; (c) da “integração entre saber tácito e conhecimento científico; entre conhecimentos e habilidades básicas, específicas e de gestão; e (d) da “transferência de conhecimentos e experiências para novas situações” (Anexo único da Resolução ENFAM nº 11, de 07 de abril de 2015, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Boletim de Serviço do STJ, 9 abr. 2015), busca-se efetivamente o foco do desenvolvimento de competências, que não prescinde, mas não se confunde, com a formação acadêmica em si mesma.
Objetivo
Pretende-se que o magistrado, ao final da formação, seja capaz de: identificar os aspectos centrais dos processos de subjetivação contemporâneos, compreendendo seus efeitos sobre os modos de vida e trabalho, em especial, no desempenho laboral no âmbito do Judiciário; de atuar na carreira de forma ética, adotando uma posição de autoridade e humildade apropriada às circunstâncias, relacionando-se com servidores e seus pares com escuta e partilha.