
Para proteger você e defender a advocacia dos criminosos, o TRF4 e as Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná aderem à campanha da OAB sobre o "Golpe do falso advogado".
O golpe geralmente é praticados por meio de ligações telefônicas ou mensagens por aplicativos (Whatsapp, Instagram, Facebook), nas quais o criminoso se identifica como advogado ou servidor do Poder Judiciário e solicita o pagamento de taxas para liberação de valores de precatórios, RPVs ou pagamento antecipado de honorários ou de custas processuais.
Durante o contato são utilizadas informações públicas sobre processos e sistemas informatizados para dar mais veracidade à cobrança e com isso induzir cidadãos e cidadãs a realizarem transferências bancárias indevidas.
O TRF4 reforça que tal procedimento é falso, pois não é exigido que o cidadão pague nenhuma quantia ou deposite previamente qualquer valor em dinheiro para a liberação de quantias a receber em processos da Justiça Federal da 4ª Região.
Desconfie sempre!
A OAB disponibiliza canais para a defesa da classe advocatícia e da sociedade contra práticas fraudulentas.
📌 Para denúncias: fiscalizacao.oab.org.br
📌 Para verificar a identidade de um advogado ou advogada: confirmadv.oab.org.br
Denuncie. Verifique. Compartilhe.



