Ensino - Curso de Gestão: Liderança e desenvolvimento de equipes

Data: 06 e 07 de abril de 2009
Horário: das 9hs às 12hs e das 14hs às 18hs
Local: Auditório do TRF
Público-alvo: Magistrados federais da 4ª Região (12 de cada Seccional)
Inscrições: até 23 de março de 2009
Objetivo Geral: Favorecer o desenvolvimento das habilidades necessárias ao bom exercício das funções de Gestão, para liderar, na perspectiva da moderna Administração Pública.
Objetivos específicos:
Metodologia: Técnicas vivenciais, abordagens teóricas, reflexões sobre os próprios aspectos comportamentais envolvidos no exercício profissional, com o uso das experiências e bagagens pessoais e profissionais dos participantes. Oficinas de construção.
Conteúdo programático:

Data: 06 e 07 de abril de 2009
Horário: das 9hs às 12hs e das 14hs às 18hs
Local: Auditório do TRF
Público-alvo: Magistrados federais da 4ª Região (12 de cada Seccional)
Inscrições: até 23 de março de 2009
Objetivo Geral: Favorecer o desenvolvimento das habilidades necessárias ao bom exercício das funções de Gestão, para liderar, na perspectiva da moderna Administração Pública.
Objetivos específicos:
- Clarear as diferenças entre o papel do líder e do gestor;
- Desenvolver a consciência de que o Magistrado é um gestor;
- Relacionar a importância do papel de liderança e de gestão para o magistrado;
- Sensibilizar para o trabalho em equipe;
- Sensibilizar para iniciar o processo de desenvolvimento de competências;
- Trabalhar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento;
- Conscientizar sobre a responsabilidade de capa gestor, indivíduo, servidor, como um ativo no seu próprio processo de desenvolvimento e como um co-responsável no processo de desenvolvimento do outro;
- Experimentar e alinhar conceitos sobre o processo de comunicação, bem como, sobre os aspectos que interferem na comunicação.
Metodologia: Técnicas vivenciais, abordagens teóricas, reflexões sobre os próprios aspectos comportamentais envolvidos no exercício profissional, com o uso das experiências e bagagens pessoais e profissionais dos participantes. Oficinas de construção.
Conteúdo programático:
- Identificar indicadores de competências de liderança e de equipe, baseado nos pressupostos dos Magistrados.
- Trabalhar aspectos que interferem nos relacionamentos interpessoais.
- Clarear os diferentes papéis na equipe.
- Lidar com as limitações humanas e conflitos de relacionamentos.
- Como trabalhamos em equipe?
- Qual o papel do líder?
- Líder-coach: quais as competências para ser um Líder-coach?
- Autoconhecimento e liderança.