2012 - Programa de Vitaliciamento - Fatores psicológicos na prática jurisdicional
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4



Programação do evento
Clique aqui para acessar a programação


No programa:

   Apresentação de cenas da peça Antígona



Razão e emoção no processo de tomada de decisão
- Luiz Paulo Vasconcellos
Ator, Diretor e professor aposentado de Artes Dramáticas da UFRGS

Utilização da ficção - o uso de trechos de obras artísticas - filmes, peças, livro - justifica-se por apresentar carga informativa pertinente às necessidades de um dado programa de desenvolvimento, pois permite analogias com instruções e circunstâncias abordadas no treinamento, facilitando a identificação do espectador com a situação, estando mais suscetível a assimilar o que lhe é apresentado, pois já sabe previamente que se trata de uma analogia. 

A representação de Antígona, tragédia de Sófocles, traz à tona questões que são alvo desse programa em particular. No dilema da personagem principal, é possível o juiz identificar situações em que há dificuldade de se avaliar o certo e o errado, ou o dilema entre o bem e o mal. Na decisão a ser tomada, o que deve ser considerado: no caso: a lei da polis, ou a tradição, os costumes, a família. Há valores sobrepostos à letra fria da Lei? O que está em jogo? Quais as consequências? É possível conciliar interesses aparentemente opostos?

Essa representação proporciona uma metodologia dinâmica e envolve os participantes tornando-os mais receptivos aos temas abordados. Além disso, pode-se contar com o Diretor e ator de teatro Luiz Paulo de Vasconcellos, cuja experiência no meio artístico e acadêmico justifica sua contratação, estando previsto posteriormente espaço para debates com os participantes. Além do conceituado diretor, sugere-se a participação da psicóloga Lídia Prado, autora da obra O Juiz e a Emoção, que reflete as preocupações apontadas pela Corregedoria, no que se refere às dificuldades detectadas nos encontros com os vitaliciandos, instigando os participantes para o debate, vinculando as dificuldades à prática jurisdicional frente a uma sociedade em constante mudança, em que valores e tradições se contrapõem diariamente.

Dessa forma a representação passa a ter um caráter didático.





Fotos do evento

Voltar para o topo da página

  

Nome do evento MAGISTRATURA E CIDADANIA. FATORES PSICOLÓGICOS NA PRÁTICA JURISDICIONAL

Promoção
Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região e Escola da Magistratura do TRF

Natureza da atividade
O Curso "Magistratura e Cidadania. Fatores Psicológicos na Prática Jurisdicional" está em consonância com as diretrizes dos conteúdos programáticos mínimos do curso de aperfeiçoamento para magistrados federais vitaliciandos, sugerida pela ENFAM mediante Resolução nº 01, de 06/06/2011.

Coordenação científica
Juiz Federal Nivaldo Brunoni

Público-alvo
Juízes federais substitutos em processo de vitaliciamento

Período
07, 08 e 09 de novembro de 2012

Carga Horária
20 horas

Local
Plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

 

 

 

 







 






Voltar para o topo da página