Outubro Rosa: TRF4 se ilumina em adesão a movimento mundial para conscientizar sobre diagnóstico precoce do câncer de mama
Atualizada em 01/10/2014 - 15h30
A fachada do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está desde ontem (1º/10), iluminada na cor rosa, marcando a adesão da instituição ao movimento mundial Outubro Rosa. O objetivo é contribuir para a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mata cerca de 32 mulheres por dia, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Este é o quarto ano em que a instituição se mobiliza pelo movimento. As atividades não se restringem somente à iluminação. Além das luzes (20 refletores), durante todo o mês de outubro serão realizadas ações junto às servidoras do tribunal.
As iniciativas buscam a diminuição das taxas de mortalidade do câncer de mama no Rio Grande do Sul – Porto Alegre é a capital com maior incidência da doença – e fazer um alerta sobre a importância do tratamento rápido e adequado da doença.
Mobilização
O mês de outubro é marcado por ações que chamam a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. O movimento surgiu na Califórnia (EUA) em 1997 e se difundiu em todo o mundo. Conforme dados do INCA, só em 2014 surgiram 57 mil novos casos da doença. De acordo com o IBGE, a mortalidade deste tipo de câncer aumentou 16,7% desde 1990. O problema é especialmente sensível na 4ª Região: o Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença, enquanto Paraná e Santa Catarina ocupam a quarta e a sexta posição, respectivamente.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFSCJFSC | Semana da ConciliaçãoCejuscon homologa acordos com total de R$ 200 mil e finaliza ACP sobre orlas de Florianópolis07/11/2025 - 18:12 -
JFPRJFPR | Foz do IguaçuEncontro Anual de NAJAS/SEAJAS debate desafios e inovação administrativa07/11/2025 - 17:55 -
JFRSJFRS | Ação regressivaHotel deverá ressarcir valores pagos com pensão por morte de funcionário07/11/2025 - 17:50









