TRF4 na Feira do Livro: estande recebe convidados e autoridades para abertura oficial
Atualizada em 04/11/2014 - 19h46
Foi inaugurado oficialmente na tarde de hoje (4/11) o estande do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. O espaço está em funcionamento desde o começo do evento, em 31 de outubro, mas foi aberto hoje de forma especial, com a presença de magistrados, servidores, advogados, representantes da Caixa Econômica Federal, do INSS e da Diretoria da Feira. O evento contou também com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), José Aquino Flôres de Camargo.
Na opinião do presidente do TRF4, desembargador federal Tadaaqui Hirose, a presença do tribunal no evento é vital para tornar visível o funcionamento da Justiça: “Abrimos um canal de contato com a população. É uma Feira de renome internacional e permite ao TRF4 exibir sua competência de atuação, divulgando seus feitos e podendo ter um contato direto com os cidadãos que atende”.
Já para Luiz Izidoro Zorzo, diretor-geral do tribunal, “a presença do estande representa mais uma possibilidade para o TRF4 se aproximar da sociedade e prestar um serviço, visando cumprir sua missão constitucional através da prestação jurisdicional”.
Haidson Pedro Brizola da Silva, gerente-executivo do INSS Porto Alegre, também estava presente, prestigiando a parceria TRF4/INSS Expresso!, inaugurada este ano. “É sempre bom aproximar o Estado do cidadão. É oportuno vir a um espaço movimentado como a Feira e acompanhar a sociedade”, refletiu.
Mesma opinião tem a classe cultural envolvida na organização do evento. O patrono da Feira, o escritor e jornalista Airton Ortiz, destacou a relação entre cultura e cidadania: “Tudo é cultura. Nos alegra que órgãos como o TRF4 venham para a rua e realizem essa troca com a Feira. Assim como os livreiros tiram seus livros do estoque, o tribunal tira a Justiça do seu prédio e a disponibiliza para a população, que não teria esse contato de outra forma”.
Já para Marco Cena, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade organizadora do evento, ações de órgãos públicos na Feira são essenciais. “Acompanhamos os serviços prestados pelo tribunal e estamos muito felizes com a presença do estande. Isso nos ajuda a qualificar o espaço e oferecer prestação de serviços para além do aspecto econômico. Eu poderia ceder este espaço para mais bancas de livreiros, mas não abrimos mão de ter o serviço de cunho social aqui”, explicou.
O evento também contou com a presença da promotora Velocy Melo Pivato, representante da Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, dos desembargadores estaduais Francisco José Moesch, José Carlos Teixeira Giorgis e da desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, coordenadora dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da 4a Região.
Programação
Nesta quarta-feira (5/11), seguem as atividades do tribunal na Feira. A partir das 14h ocorrem audiências de conciliação, direto do estande. O espaço do tribunal também promove o serviço TRF4/INSS Expresso!, com atendimento à população voltado para questões previdenciárias. Diariamente, a Justiça Federal presta serviços como consulta processual e esclarecimento de dúvidas.
O estande do TRF4 fica localizado entre a Rua Sete de Setembro e a Andradas, próximo à estátua do General Osório. O espaço fica aberto até o final da Feira do Livro, em 16 de novembro. A programação completa está disponível neste link.





notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFSCJFSC | Semana da ConciliaçãoCejuscon homologa acordos com total de R$ 200 mil e finaliza ACP sobre orlas de Florianópolis07/11/2025 - 18:12 -
JFPRJFPR | Foz do IguaçuEncontro Anual de NAJAS/SEAJAS debate desafios e inovação administrativa07/11/2025 - 17:55 -
JFRSJFRS | Ação regressivaHotel deverá ressarcir valores pagos com pensão por morte de funcionário07/11/2025 - 17:50






