Coordenador do Sistcon do TRF4 participa da abertura da Semana Nacional de Conciliação no Paraná

25/11/2014 - 19h00
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

O coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira, participou ontem (24/11) da abertura oficial da IX Semana Nacional de Conciliação do Poder Judiciário, que aconteceu no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em Curitiba. A cerimônia foi coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes.

Este ano o tema da campanha é "Bom para todos, melhor para você". Até o dia 28 deste mês acontecem sessões de conciliação para litigantes interessados em solucionar seus conflitos de forma rápida e pacífica.

Na Justiça Federal da 4ª Região estão sendo realizadas audiências processuais e pré-processuais em diversas matérias. De ontem até sexta-feira devem acontecer cerca de 4 mil audiências com a participação de 42 unidades judiciárias.

No evento, o coordenador do Sistcon destacou que a conciliação já é uma prática diária na Justiça Federal da 4ª Região. “O TRF4, já há muito tempo, tem na conciliação uma prática institucionalizada como uma das formas alternativas mais eficazes para solução de conflitos. Ao longo do tempo buscou adequar-se à Resolução 125 do CNJ, cumprindo todas as metas ali traçadas”, analisou.

Silveira também ressaltou o engajamento e a ação integrada da 4ª Região nesta edição: “como ocorreu em todas edições anteriores, nesta IX Semana participamos com entusiasmo. Temos alcançando resultados favoráveis graças à integração dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons), das varas federais, dos Juizados Especiais Federais (JEFs), sempre com a indispensável participação da Advocacia Pública, todos estimulados pela diálogo e entendimento”, concluiu.

Semana da Conciliação 

A Semana foi criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para motivar os tribunais a buscar entendimento entre as partes e disseminar a cultura da resolução de conflitos judiciais por meio da conciliação e mediação.

Compuseram a mesa de honra do evento os desembargadores Paulo Roberto Vasconcelos, primeiro vice-presidente do TJPR, Robson Marques, corregedor de Justiça do Estado do Paraná, Joel Dias Figueira Junior, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Altino Pedrozo dos Santos, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, e o desembargador federal Pinto Silveira, do TRF4.

Com informações de Imprensa TJPR



Abertura da Semana Nacional da Conciliação na Região Sul ocorreu na sede do TJPR, em Curitiba
Abertura da Semana Nacional da Conciliação na Região Sul ocorreu na sede do TJPR, em Curitiba
Abertura da Semana Nacional da Conciliação na Região Sul ocorreu na sede do TJPR, em CuritibaAbertura da Semana Nacional da Conciliação na Região Sul ocorreu na sede do TJPR, em Curitiba