TRF4 |

Tela TRF4: vídeos no processo eletrônico garantem mais transparência

29/01/2015 - 17h14
Atualizada em 29/01/2015 - 17h14
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Sons e imagens transmitidas por quatro câmeras que captam o que acontece durante uma sessão de julgamento de cada Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). É com esse material assistido ao vivo e também gravado em vídeo que os taquígrafos do tribunal contam para realizar a  indexação e a transcrição  de cada fase processual que é lançada para consulta no processo eletrônico e no portal www.trf4.jus.br.

O sistema chamado Tela TRF4 entrou em funcionamento para o público externo na última terça-feira (27/1). Se antes da implantação os profissionais realizavam as transcrições após acompanhar o julgamento nas salas de sessões e tinham somente com o áudio gravado para a revisão das notas taquigráficas, agora os taquígrafos contam também com a tecnologia de gravação em vídeo para qualificar ainda mais o registro dos julgamentos.

“Antes do Tela TRF4 as notas taquigráficas registravam textualmente as manifestações orais das sessões de julgamento, a fase culminante do processo no tribunal. Agora, com o vídeo, temos acesso direto ao julgamento do processo, tanto ao vivo quanto posteriormente às gravações. Texto e vídeo são diferentes suportes de informação e, dada sua própria natureza, sem dúvida, o vídeo oferece um registro mais completo do julgamento”, explica Simone Glass Eslabão, diretora do Núcleo de Registro das Sessões e Eventos Judiciais do tribunal.

Com o Tela, cada taquígrafo conta com monitores na sua estação de trabalho, que mostram todos os enquadramentos das câmeras do julgamento, sem que precisem se deslocar até a sala de sessão. “Há mais segurança, a informação é mais fidedigna porque, além da indexação do vídeo ao processo eletrônico, se a parte ou o magistrado solicitar uma transcrição, com as imagens ela será mais completa”, analisa Regaldo Milbradt, gestor do projeto Tela TRF4.

Transparência

Mas a maior vantagem do sistema, apontada por todos, é a transparência. “O público externo vai ter acesso em vídeo ao conteúdo que antes era disponibilizado em notas taquigráficas somente aos magistrados, servidores e partes do processo. O Tela TRF4 garante mais acesso à Justiça”, reforça Milbradt.

O serviço de indexação dos vídeos em capítulos de cada fase processual é realizado pelos taquígrafos durante a própria sessão de julgamento. E o material é lançado no eproc - o processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região - em até 48 horas.

“Neste período é feita toda a revisão do material, que se torna uma peça processual: conferência dos dados do processo, marcações de início e fim de processo, indexação dos pontos chave do julgamento, como os votos dos magistrados, parecer do Ministério Público, tudo com a finalidade de facilitar a consulta dos usuários. E também são retiradas as partes irrelevantes, como os intervalos das sessões”, exemplifica Alexandre Antonini, diretor da Secretaria de Infraestrutura e Tecnologia do TRF4. A tendência é que os vídeos no eproc sejam disponibilizados em menos de dois dias, assim que forem realizados os ajustes no sistema de indexação.


Cada taquígrafo conta com monitores que mostram todos os enquadramentos das câmeras do julgamento, sem que precisem se deslocar até a sala de sessão