Transparência: Justiça Federal da 4ª Região é destaque na mídia
Atualizada em 23/02/2015 - 17h53
Em dezembro de 2014 e janeiro de 2015, a Justiça Federal da 4ª Região foi assunto na imprensa em 3.091 notícias veiculadas nos principais veículos de comunicação do país. As iniciativas, decisões e ações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e das Seções Judiciárias do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram abordadas de forma positiva em 76,46% das informações. Nesses dois meses, 22,65% das notícias foram neutras e somente 0,9% negativas.
A análise reflete a forte presença da Justiça da 4ª Região na imprensa nestes últimos meses, impulsionada, entre outros fatores, pelo julgamento da Operação Lava Jato. Os números fazem parte de relatório da consultoria CWA, contratada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para monitorar e avaliar as menções na mídia a respeito da instituição.
Informação em diversas plataformas
Para que os serviços disponíveis ao cidadão, as palestras e debates, as decisões e o trabalho de servidores e magistrados sejam divulgados, a Justiça Federal da Região Sul distribui seu conteúdo em diversas plataformas.
Por meio do portal do TRF4 e das Seções Judiciárias ou acessando as redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube), é possível encontrar notícias, posts e reportagens abordando decisões que influenciam diretamente a vida das pessoas. O conteúdo também é compartilhado com uma rede de jornalistas de todo o país, que veiculam as informações na internet, na TV, no rádio e nos jornais.
TRF4 ao vivo
A mais recente novidade disponível no portal do TRF4 é a transmissão ao vivo das sessões de julgamento do tribunal, assim como a veiculação das palestras e seminários que acontecem na sede da Justiça Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
O sistema chamado Tela TRF4 permite que os julgamentos das turmas do TRF4 sejam acompanhados online, ao vivo, ou assistidos posteriormente, na própria consulta processual ao eproc - o processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região.
Informação ao cidadão como meta
A divulgação constante do trabalho realizado na Justiça Federal da Região Sul para a mídia por meio das Assessorias de Comunicação Social é mais uma política de transparência do TRF4.
Dar publicidade aos serviços disponíveis ao cidadão e às decisões proferidas em julgamentos de ações que influenciam diretamente a vida das pessoas é um objetivo a ser cumprido, determinado no Planejamento Estratégico do TRF4 e em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, a política de divulgação é embasada nos princípios constitucionais da publicidade e acesso à justiça e, também, um reflexo do cumprimento da Lei de Acesso à Informação - LAI (nº 12.527, de 2011).
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | ConciliaçãoUnião e Município de Porto Alegre informam sobre acordo firmado envolvendo cedência da Usina do Gasômetro04/02/2026 - 18:52 -
TRF4TRF4 | Mulheres na Justiça do FuturoCorregedora da 4ª Região vai palestrar sobre equidade de gênero no Judiciário em evento nos EUA04/02/2026 - 17:47 -
TRF4TRF4 | Processo SeletivoInscrições para estágio em Biblioteconomia no TRF4 abrem na próxima segunda-feira (9/2)04/02/2026 - 16:58






