TRF4 |

Joel Paciornik é nomeado ministro do STJ

16/03/2016 - 08h53
Atualizada em 16/03/2016 - 08h53
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A presidente da República, Dilma Rousseff, nomeou o desembargador federal Joel Ilan Paciornik, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também foi nomeado para a corte superior o desembargador Antonio Saldanha Palheiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Eles vão substituir os ministros aposentados Gilson Dipp e Sidnei Beneti, respectivamente.

As nomeações estão publicadas no Diário Oficial da União de ontem (15/3), Seção 2, página 2.

Na última quarta-feira (9/3), Antonio Saldanha e Joel Paciornik foram aprovados, por ampla maioria, pelo Plenário do Senado. Saldanha obteve 60 votos favoráveis, dois contra e uma abstenção. Já Paciornick teve 58 votos a favor, um contra e duas abstenções. 

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos Tribunais Regionais Federais; um terço de desembargadores provenientes dos Tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.

Perfis

Joel Ilan Paciornik graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, sua cidade natal. É mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1992, foi aprovado no concurso para juiz federal substituto da 4ª Região. Exerceu a titularidade da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba, foi diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná e juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Em agosto de 2006, foi nomeado para o cargo de desembargador no TRF4. Atualmente, integra a 1ª Turma do tribunal – especializada em matéria tributária – e é vice-diretor da Escola da Magistratura (Emagis).

Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Turma de 1975), Antônio Saldanha Palheiro é mestre em Direito pela mesma instituição. Ingressou na magistratura em 1988 e tomou posse, em 2003, como desembargador do TJRJ, no qual compõe a 5ª Câmara Cível.

Com informações da Imprensa STJ


Desembargador federal Joel Ilan Paciornik