Livro ‘História cristalina’ celebra os 15 anos da Emagis

22/11/2016 - 10h33
Atualizada em 22/11/2016 - 10h33
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

A Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) lançou ontem (21/11) o livro comemorativo História cristalina: Emagis/TRF4 – jubileu de cristal – 15 anos – 2001/2016. O ato foi realizado no auditório do tribunal, em Porto Alegre, pelo diretor da escola, desembargador federal Otávio Roberto Pamplona, durante a abertura do curso Ação por Improbidade Administrativa, promovido pela unidade. A obra está disponível no endereço eletrônico www.trf4.jus.br/emagis/livro15anos.

A cerimônia contou ainda com a presença do ministro Teori Albino Zavascki, do Supremo Tribunal Federal; do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça; dos desembargadores federais Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, vice-presidente do TRF4, e Fernando Quadros da Silva, conselheiro da Emagis e coordenador científico do curso; e do diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor-doutor Danilo Knijnik, entre outras autoridades.

A publicação traça um breve histórico da implantação das escolas judiciais no Brasil e recorda as principais realizações da Emagis, criada em 2001 para planejar e conduzir a formação permanente dos magistrados federais da Região Sul. Traz ainda depoimentos dos seus primeiros sete diretores e do desembargador federal Fábio Bittencourt da Rosa, que presidia o TRF4 quando a escola foi instituída. 

O capítulo “2001: da ficção à realidade” – subdividido em “A aurora do conhecimento” e “Saberes sólidos em tempos líquidos” – utiliza os enredos do filme 2001: uma odisseia no espaço, dirigido por Stanley Kubrick, e do livro homônimo, escrito por Arthur C. Clarke, como metáforas da criação da Emagis naquele ano emblemático. Em “A odisseia da Emagis: palavras aladas na roda do tempo”, trechos da Odisseia original, obra épica de Homero, servem como alegoria da jornada cumprida pela escola nessa década e meia de atuação.

Na atual gestão (2015-2017), a escola está sob o comando dos desembargadores federais Otávio Roberto Pamplona (diretor), Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle (vice-diretor), Fernando Quadros da Silva e Jorge Antonio Maurique (conselheiros).

O livro foi totalmente produzido por servidores e estagiários da Emagis, conforme a ficha técnica abaixo, com a colaboração de outras unidades do TRF4, que forneceram materiais, informações e fotografias para a elaboração da obra. Apenas a impressão foi contratada fora do tribunal, serviço pago por meio de patrocínios da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs), da Associação dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina (Ajufesc) e da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe).

Ficha técnica

Coordenação: Isabel Cristina Lima Selau

Texto, projeto editorial, pesquisa e organização: Leonardo Schneider

Projeto gráfico, diagramação e editoração eletrônica: Ricardo Lisboa Pegorini

Capa: Lucas Spindola Hossein e Ricardo Lisboa Pegorini

Pesquisa de imagens: Ulisses Rodrigues de Oliveira

Tratamento de imagens: Carolina Affonso Mayer

Revisão: Marina Spadaro Jacques

Epígrafe: Carlos Campos Palmeiro

Apoio à pesquisa: Ana Lúcia Ebling Andrade, Arlete Hartmann, Carolina Hübner Bergmann, Elaine Bertotto Corrêa Goya, Maria de Fátima de Goes Lanziotti, Maria Luiza Bernardi Fiori Schilling, Rodrigo Meine e Rosangela Noal Kersten

Apoio: Aline Hübner Prado, Aline Matzenauer, Bianca Bolzoni, Bianca Poltronieri de Aguiar, Cristiane Maria Carvalho Fiad, Débora de Souza Mello, Giovana Torresan Vieira, Marta Freitas Heemann e Sandra Terezinha Colla

Colaboração

Coordenadoria Jurídico-Administrativa – Cojad/Presidência

Divisão de Comunicação Social – ACS/Apres/Presidência

Núcleo de Biblioteca/GABDG/DG

Núcleo de Cadastro de Pessoal – Nucad/Sapes/DRH

Núcleo de Gestão de Pessoas/SGEP/DRH

Seção de Arquivo-Geral/GABDG/DG

Seção de Conteúdo Institucional/Assessoria de Planejamento e Gestão – Aplang/DG

Seção de Documentação e Memória/GABDG/DG

Seção de Gestão Estratégica e de Processos/Aplang/DG

Secretaria de Assuntos da Magistratura – Samag/Apres/Presidência

Fonte: Emagis