TRF4 |

Emagis promove pesquisa com magistrados para detectar demandas e definir agenda de cursos para 2018

05/12/2017 - 16h04
Atualizada em 05/12/2017 - 16h04
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou na última sexta-feira (1º/12) uma pesquisa – Levantamento de Necessidades de Capacitação - com os juízes e desembargadores federais que fundamentará o planejamento da programação de cursos do próximo ano.

Com o entendimento de que a responsabilidade pelo aperfeiçoamento profissional deve estar cada vez mais nas mãos dos próprios juízes, a Escola pretende com essa pesquisa produzir uma escala de prioridades dos assuntos baseada no que os magistrados apontarem em ordem de importância.

O diretor da Emagis, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, ressalta a importância da participação na pesquisa. “O magistrado é um parceiro das atividades do dia a dia da escola do tribunal, e o êxito de nossas atividades está ligado diretamente aos retornos que o juiz pode dar. O magistrado é o maior interessado. São poucos os profissionais que têm a possibilidade de se qualificar, se aperfeiçoar, investir no seu conhecimento, ainda mais no âmbito público”, avaliou o desembargador.

No levantamento, são listados 20 temas, entre eles, administração judiciária, demandas repetitivas e grandes devedores, aprofundamento em áreas do Direito, ética na magistratura, execução penal, impacto social, econômico e ambiental das decisões judiciais, media training, métodos consensuais de resolução de conflitos, técnicas de elaboração de sentenças e tutelas de urgência recorrentes e impactantes.

No formulário de respostas, os magistrados devem responder ao lado de cada tema se consideram este de prioridade alta, média ou baixa. Com o gráfico de respostas, a Emagis organizará o cronograma de cursos para 2018.

A Escola enviou um link da pesquisa por e-mail para os 430 magistrados da 4ª Região. A partir de amanhã haverá também link no Portal do TRF4/página da Emagis para acesso direto. Feito por meio virtual, o levantamento estará disponível até o dia 10 deste mês. A Escola pretende, com a iniciativa, aprimorar as atividades formativas para os magistrados.