TRF4 |

TRF4 inaugura exposição fotográfica sobre amor e diversidade

23/05/2018 - 16h54
Atualizada em 23/05/2018 - 16h54
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A passarela do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi tomada por uma onda de amor e empatia. Foi inaugurada hoje (23/5) a exposição fotográfica ‘Amores Perfeitos’, que retratou funcionários do Judiciário e seus pares, com a proposta de observar o amor em suas diversas formas e expressões. A mostra, de autoria dos fotógrafos Maria Clara Adams e René Cabrales, promoveu um reconhecimento à beleza que existe na diversidade.

A abertura da exposição foi feita pelo desembargador federal Roger Raupp Rios, que é presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e Ouvidor do TRF4. O magistrado ressaltou a importância de uma cultura institucional que promova, respeite e crie um ambiente positivo para a diversidade. “Para isso, a gente precisa ver, e não só no cotidiano, mas criar formas especiais de ver. O trabalho artístico traz esse momento especial único de ver com outros olhos o que está presente todos os dias”, afirmou Rios.

O presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, também participou da abertura, parabenizando o trabalho dos fotógrafos e a iniciativa. A diretora-geral do tribunal, Magda Cidade, e o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), Carlos Augusto Cazarré, também prestigiaram a abertura do evento.

A fotógrafa Maria Clara Adams contou que a iniciativa do projeto partiu justamente do olhar dela e de René Cabrales para as pessoas que os rodeavam. “Fomos percebendo que nessa diversidade, pelo fato de terem que vencer situações difíceis, essas pessoas transformaram suas relações em algo harmonioso e talvez melhor do que as relações idealizadas socialmente”, disse.

Para René, a exposição serve como uma desculpa para obrigar as pessoas a abrir os olhos para a diversidade. “Quando você entra numa exposição, você é obrigado a olhar, mas quando você trabalha não é obrigado a isso. Então é isso que nós queremos, que o pessoal do próprio tribunal veja como as pessoas que estão ao seu lado são, e tenha a oportunidade de trocar um preconceito por um conceito. Que as pessoas venham, olhem e se deem conta que esse mundo é o mundo que as rodeia”, concluiu.

Histórias de amor

O servidor do TRF4 Alexandre Rambo de Moura foi fotografado ao lado de seu namorado, Anderson Luz. Juntos há oito anos - “nove em junho”, como bem lembrou Anderson -, eles definiram a experiência como extremamente acolhedora. “Os fotógrafos se preocuparam e conseguiram retratar a singularidade de cada casal”, disse Alexandre.

O servidor também falou da importância de eventos assim acontecerem dentro de lugares como o tribunal. “No momento em que a gente está, nessa tensão do laço social, ações como essas são muito importantes para dar visibilidade a esses afetos que existem, e que muitas vezes não são representados socialmente no cotidiano e nas mídias”, comentou.

Funcionária da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), Sinara Rodrigues definiu o convite de ser fotografada ao lado do marido Tamires Kopp como um presente. Além de representar o amor dentro de uma relação com diferentes etnias – Sinara é uma mulher negra e Tamires um homem branco -, a foto do casal celebra a intimidade e cumplicidade de duas pessoas que caminham juntas há 25 anos.

Sinara também considera a iniciativa extremamente importante. “Chega de julgamentos, vamos aceitar as pessoas como elas são”, defendeu. Tamires ressaltou que mesmo quem participou da exposição também pode aprender com ela. “O diferente está do lado da gente e muitas vezes a gente não vê, mas é só dar um passo ao lado para encontrar. Essa exposição abre os nossos olhos ao diferente”, afirmou.

Juntas há 10 anos, a servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Julia Helena Viegas e sua esposa Vanessa Balula não posaram sozinhas: a foto traz Dora, de três anos, radiante junto com suas duas mães.

Julia contou que o processo de produção das fotos foi muito divertido para a família. “A Dora se divertiu, brincou, e a foto reflete esse ambiente descontraído”, disse.

Vanessa projetou a repercussão do ensaio no futuro da filha. “Hoje a Dora tem três anos, não faz ideia da importância que é estar representada em um projeto desses, a importância de ser uma menina negra filha de um casal de mulheres. Talvez daqui 10 anos ela tenha a noção da importância desse convite e fique ainda mais feliz do que ela já é hoje”, pontuou.

Conversa sobre diversidade

A exposição segue na passarela do 9º andar do TRF4 até 29 de junho, e é aberta ao público. Contudo, a reflexão não para por aí. No dia 21 de junho, às 14h, a CPAI promoverá no tribunal um debate sobre Direitos Humanos e diversidade de gênero e sexual nas instituições públicas.

Serviço

O que: Exposição fotográfica “Amores Perfeitos”

Para quem: Atividade aberta ao público, entrada gratuita

Quando: De 23 de maio até 29 de junho de 2018, das 13h às 18h

Onde: Passarela do 9º andar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) - Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300 - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre (RS)


O amor em suas mais diversas formar é tema de exposição inaugurada hoje no TRF4