JFRS | Memorial

Inaugura hoje (5/9) exposição sobre os 200 anos da Independência do Brasil

05/09/2022 - 12h22
Atualizada em 05/09/2022 - 12h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A exposição “200 anos de Independência – uma narrativa entre direitos e liberdades” abre hoje (5/9) no Memorial da Justiça Federal do RS (JFRS). O objetivo da mostra é refletir sobre os conceitos de justiça, cidadania, identidade e liberdade, tendo a Independência do Brasil, comemorada em sete de setembro, como protagonista, mas também reunindo diferentes momentos da história nacional celebrados, de alguma maneira, ao longo do ano de 2022. 

Quem visitar o Memorial caminhará pelos quatro eixos componentes da exposição: Comemoração do aniversário de Porto Alegre, Centenário da Semana de Arte Moderna, Independência do Brasil e 55 anos de Reinstalação da JFRS. A mostra busca entender como esses diversos aspectos da trajetória nacional e gaúcha são capazes de fazer pensar acerca das independências individuais e coletivas vivenciadas pelo povo brasileiro.

Os 250 anos de Porto Alegre auxiliam a refletir sobre a constituição do território nacional; o aniversário da Semana de 22 proporciona uma reflexão estética, cultural e identitária; a Independência viabiliza uma problematização acerca da formação nacional; à medida que a história da JFRS permite a visualização de sua ação incansável na garantia dos direitos da população brasileira. Através destas diferentes linhas narrativas, a exposição tece um raciocínio convergente na valorização da história de cada cidadão e cada cidadã do país.

A mostra pode ser visitada até março de 2023 no Memorial da Justiça Federal (9º andar/ala sul), das 13h às 18h. A organização da exposição conta com o apoio do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, que emprestou algumas peças de teor arqueológico relativas à tradição Guarani, à cultura Afro-Brasileira, e a peças manufaturadas de origem europeia. Além disso, estão presentes expositores com processos judiciais da primeira e segunda fases da JFRS, bem como análises e discussões de cunho histórico especialmente realizadas para os fins da exposição.


a foto mostra um adesivo fixado numa porta de vidro aberta, que dá entrada para o memorial. no adesivo está o texto 200 anos independência. A frente da porta aparece um pedaço da exposição com banner com texto
A mostra pode ser visita até março de 2023
a foto mostra um adesivo fixado numa porta de vidro aberta, que dá entrada para o memorial. no adesivo está o texto 200 anos independência. A frente da porta aparece um pedaço da exposição com banner com textoa foto mostra um pedaço de dois eixo da exposição: semana de arte moderna e independência