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Gestora nacional do SEI recebe homenagem do Corpo de Bombeiros do DF

10/12/2018 - 17h16
Atualizada em 10/12/2018 - 17h16
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A gestora nacional do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Patrícia Valentina, recebeu, na última semana, a condecoração de Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II”, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF). Ao participar do seminário “Impacto da implantação do SEI e a Preservação Digital”, Patrícia foi agraciada pelos serviços relevantes prestados à sociedade com a criação do sistema, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O evento aconteceu na sede dos Bombeiros, em Brasília.

Patrícia recebeu a homenagem em nome do TRF4 e foi responsável pela palestra de abertura do seminário. O Corpo de Bombeiros foi o órgão pioneiro no Distrito Federal a implantar o SEI.

A distinção foi dada pelo governador do Distrito Federal, por meio do decreto de 1º de julho de 2016. A Ordem do Mérito “Imperador Dom Pedro II”, patrono da Corporação, tem como objetivo agraciar militares e cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros Militar do DF.

SEI

O SEI foi totalmente criado por dois servidores do TRF4 em 2009 e hoje é usado por mais de 300 órgãos públicos em todo o país. 

Só no Poder Judiciário são 40 instituições. Tribunais Superiores já o implantaram (STF, STJ, TSE, STM) e 4, entre os 5 regionais federais, utilizam o SEI. Além disso, são 13 Tribunais de Justiça e 14 Tribunais Regionais Eleitorais, juntamente com o CNJ e o CJF.

O direito de uso do SEI é cedido gratuitamente e permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas, sem uso de papel, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real, promovendo agilidade, sustentabilidade e economia de recursos. Atualmente, já são cerca de 2 bilhões de reais economizados pelos órgãos que seriam gastos somente com a compra de sistemas. Essa economia também se reflete no meio ambiente já que o SEI elimina, por exemplo, a utilização de papel, de tinta para impressão e de transporte para movimentar os documentos.

O sistema vem mudando o conceito de gestão e o modo de trabalhar no serviço público, tornando os processos totalmente eletrônicos, do início ao fim, por meio de funcionalidades inovadoras. Tanto que, hoje em dia, já se fala, informalmente, em “mandar um SEI”, ao se referir aos processos administrativos da administração pública.

A inovação já chegou também ao Executivo e ao Legislativo. A cidade de São Paulo, que tem a maior prefeitura da América Latina, utiliza o sistema. 

A resposta que o cidadão espera é mais rápida porque o SEI acaba com a movimentação do processo de papel entre setores por meio da tramitação simultânea e porque possui funcionalidades eficazes de acesso externo aos interessados. Isso traz rapidez, mais transparência às ações administrativas e confiabilidade às informações gerenciais produzidas.

Agora, no meio eletrônico, os procedimentos estão sistematizados e disponíveis para consulta. Isso significa menos burocracia e mais celeridade.


A gestora nacional do SEI, Patrícia Valentina, foi condecorada com a Ordem do Mérito Bombeiro Militar “Imperador Dom Pedro II”, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal