TRF4 | TRF4 30 anos

Tribunal inaugura prédio que leva nome do ministro Teori Zavascki

19/03/2019 - 19h40
Atualizada em 19/03/2019 - 19h40
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Foi inaugurado hoje (19/3), no final da tarde, o prédio anexo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que leva o nome Edifício Ministro Teori Albino Zavascki. A solenidade, que deu início às comemorações dos 30 anos da corte, contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades. A família de Zavascki também esteve presente.

O novo prédio, com 12 andares, é uma ampliação da Corte, e abrigará setores administrativos e de Tecnologia da Informação. A placa de inauguração foi descerrada pelo presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, acompanhado dos desembargadores Ricardo Teixeira do Valle Pereira, corregedor-regional da Justiça Federal da 4ª Região, e Marga Barth Tessler, e da diretora-geral, Magda Cidade.

“É uma construção moderna e inovadora, que foi pensada para aperfeiçoar a prestação jurisdicional”, declarou Thompson Flores, lembrando e homenageando a autora do projeto, a arquiteta do tribunal já falecida, Karyn Löw Pagliarini. 

Homenagem

 Em seguida, os familiares de Zavascki descerraram a placa de denominação do prédio, que homenageia o ministro, falecido em 19 de janeiro de 2017. O magistrado, que era ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupou a presidência da corte no biênio 2001-2003.

Liliana, Francisco e Alexandre Prehn Zavascki, filhos de Teori, se disseram honrados e felizes pelo reconhecimento. “Meu pai iniciou sua carreira de magistrado aqui e, agora, essa homenagem faz parte de seu legado, assim ele seguirá ligado à história da corte”, declarou Liliana. Francisco lembrou que o pai inaugurou o prédio sede do TRF4 quando era presidente. “Aqui foi a escola dele e essa homenagem eu sinto como uma consagração”, disse Francisco. Para Alexandre, é um justo reconhecimento, “ele esteve presente nos momentos mais importantes da história desse tribunal”, observou.

“Estamos iniciando as comemorações dos 30 anos do tribunal, e nada melhor que inaugurar esse prédio, que leva o nome de um magistrado que serve de exemplo, tendo sido um homem preparado e dedicado ao Judiciário desse país”, declarou Thompson Flores. 

A diretora-geral do tribunal salientou que a edificação é uma vitória desta gestão, que assumiu em junho de 2017. “Quando iniciamos a administração, havia apenas 40% da obra concluída. Tivemos limitações no orçamento devido à emenda constitucional nº 95/2016, que limitava os gastos públicos e, mesmo assim, construímos um prédio moderno, eficiente e acessível”, sublinhou Magda.

Entre as autoridades presentes, prestigiaram a solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Zietlow Duro, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Vânia Cunha Mattos, o comandante militar do Sul, General Geraldo Antônio Miotto, a procuradora-geral do município de Porto Alegre, representando a Prefeitura, Eunice Ferreira Nequete, o capitão dos Portos de Porto Alegre, representando o comandante da Marinha, comandante Rafael dos Santos, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o 2º vice-presidente do Tribunal de Contas do RS, conselheiro Cezar Miola, o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 4ª Região, Carlos Augusto da Silva Cazarré, o coronel aviador Carlos Emanuel de Queiroz Barbosa, representando o Comando da ALA 3, o procurador de Justiça Luiz Alberto Thompson Flores, representando a Procuradoria-Geral de Justiça do RS, a procuradora regional federal Catiane Medianeira Milani, representando a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região, a diretora do Foro da Seção Judiciária do RS, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, juiz federal Marcelo Malucelli, o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, juiz Amadeo Henrique Ramella Buttelli, o defensor público-chefe da Defensoria Pública da União do RS, Tiago Vieira Silva, e o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, juiz federal Rodrigo Machado Coutinho.

Assista aqui o vídeo institucional sobre a obra do prédio.

Veja aqui mais fotos da solenidade da inauguração do prédio.


Edifício Ministro Teori Albino Zavascki foi inaugurado hoje e amplia o TRF4