Convênio

TRF4 cede uso do SEI para Funpresp-Jud

13/05/2019
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Nessa tarde (13/5), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud), Amarildo Vieira de Oliveira, e o presidente do conselho deliberativo da Funpresp-Jud, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva, assinaram convênio para implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na entidade. A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência, na sede do tribunal.

Na cerimônia, Thompson Flores definiu como uma honra poder fornecer a ferramenta à fundação. O presidente do TRF4 e o coordenador do SEI, juiz federal Eduardo Picarelli, também comentaram sobre as parcerias com o Governo Federal e a presença do sistema nos três poderes.

Com a implantação, a Funpresp-Jud passa a gerir seus documentos com o uso do SEI, de forma digital e não mais física. Vieira de Oliveira ressaltou que o acordo de cessão de uso é de importância significativa, já que a maioria dos 98 patrocinadores da fundação já utiliza o sistema. O diretor-presidente ainda parabenizou a criação do SEI. Segundo ele, “quando alguém desenvolve uma ferramenta que oportuniza a comunicação entre órgãos é importante para todo o país”.

O presidente do conselho deliberativo da fundação também agradeceu pela oportunidade da parceria com o tribunal, considerando ser “uma honra fazer parte desse ciclo de boas práticas”. “Precisávamos de uma ferramenta que nos dessa flexibilização e controle de documentos”, destacou Bicalho.

Além de Thompson Flores, Picarelli e os representantes da fundação, estiveram presentes na ocasião a diretora-geral do TRF4, Magda Cidade, a gestora do SEI, Patrícia Valentina Garcia, e o diretor de Tecnologia da Informação do tribunal, Cristian Prange.

SEI

O SEI foi totalmente criado por servidores do TRF4 em 2009 e hoje é usado por mais de 400 órgãos públicos em todo o país. Só no Poder Judiciário são mais de 40 instituições.

O direito de uso do SEI é cedido gratuitamente e permite a gestão eletrônica e simultânea das atividades administrativas, sem uso de papel, com a atuação dos setores envolvidos em tempo real, promovendo agilidade, sustentabilidade e economia de recursos. Atualmente, já são cerca de 2 bilhões de reais economizados pelos órgãos que seriam gastos somente com a compra de sistemas.

No meio eletrônico, os procedimentos estão sistematizados e disponíveis para consulta. Isso significa menos burocracia e mais celeridade.