Agenda 2030 da ONU

Presidente do TRF4 palestra em evento do Instituto dos Advogados do RS

19/09/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, palestrou hoje (19/9) sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi numa reunião-almoço promovida pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Magistrados, autoridades do estado, entidades de classe e advogados prestigiaram o evento. A abertura foi conduzida pela presidente do Instituto, advogada Sulamita Santos Cabral. 

Entre as metas da agenda 2030, o desembargador focou na décima sexta, que tem a Justiça e a paz como fim, o que, em sua opinião, só poderá ser alcançado com o desenvolvimento de instituições eficazes. Laus disse que o Poder Judiciário pode contribuir com esse esforço global pautando-se pela celeridade e segurança jurídica e em sua prática jurisdicional. Segundo o desembargador, para isso acontecer, é importante o uso de instrumentos idôneos para o bom funcionamento do sistema, como o processo eletrônico e o IRDR (Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas), instituto que permite uniformizar jurisprudência em processos com o mesmo tema.

Estiveram presentes ao evento os desembargadores federais Luís Alberto d´Azevedo Aurvalle, vice-presidente do TRF4, e Leandro Paulsen, da 8ª Turma do tribunal, além dos desembargadores federais aposentados José Luiz Borges Germano da Silva, Vilson Darós e Nylson Paim de Abreu, os dois últimos foram presidentes do TRF4.