TRF4 | CORREGEDORIA

Inspeção 2020 encerra-se com lançamento do Laboratório Online de Soluções Criativas

25/05/2020 - 15h28
Atualizada em 25/05/2020 - 15h28
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Após a conclusão dos trabalhos realizados na Inspeção 2020 pela Corregedoria Regional, iniciou-se a divulgação do Laboratório Online de Soluções Criativas – IntegraLab. O objetivo da Corregedoria, com a proposta de inovação, é buscar a integração em projetos de interesse de toda a 4ª Região. O IntegraLab é um espaço virtual em que pessoas cadastradas no Banco de Talentos Colaboradores serão convidadas, de acordo com o perfil, para auxiliar na criação de soluções coletivas aos desafios apresentados. A intenção do IntegraLab é dispor de ferramentas de design thinking, dinâmica de grupo, mentorias e comunicação visual. 

Palestras sobre proatividade

Como desdobramento das atividades da Inspeção 2020, haverá um ciclo de palestras destinado a diretores e magistrados da 4ª Região, que discutirão a “Proatividade em tempos de pandemia”. Os encontros serão conduzidos, em sala virtual, pela juíza federal da 25ª Vara Federal de Porto Alegre, Ana Cristina Monteiro Andrade Silva. As palestras serão realizadas nos dias 2/6 (Rio Grande do Sul), 3/6 (Santa Catarina) e 4/6 (Paraná). 

Graduada em Direito pela UFRGS, mestre em Direito Público pela PUCRS e doutora em Business Administration pela Florida Christian University, Ana Cristina é professora, formadora e tutora em cursos presenciais e a distância sobre gestão de pessoas no Poder Judiciário para tribunais estaduais, federais, trabalhistas e militares de todo o país.

Resultados da Inspeção 2020

A Inspeção 2020 da Corregedoria Regional teve como tema “Plunc Plact Zum, o mundo mudou”, fazendo referência a reflexões sobre os desafios para acompanhar as mudanças não apenas advindas com a pós-modernidade, como também provocadas pela pandemia de Covid-19. Nesse sentido, além de palestras, servidores e magistrados preencheram um questionário sobre o clima organizacional, que subsidiará decisões para a melhoria do ambiente de trabalho em geral. Também, foram realizadas, durante três dias, reuniões entre as unidades para o desenho de um plano de gestão, envolvendo diagnóstico, prognóstico e ações a serem implementadas.

O plano de gestão contou com a utilização dos painéis de Correições Permanentes, o sistema de inteligência de negócios (business intelligence – BI) criado pela Corregedoria que reflete as informações a partir dos dados coletados sobre cada unidade.

Durante toda a semana de inspeção, os trabalhos foram desenvolvidos a partir de ferramentas digitais de comunicação como a intranet, e-mails funcionais e grupos de WhatsApp criados especificamente para o evento ou já existentes, o que garantiu a integração e a interação entre os participantes de maneira ágil e resolutiva.

Webinários

Além das reuniões, foram realizadas duas tardes de conversações. A primeira, que deu início à Inspeção 2020 e tratou sobre o novo presente e o desenho de um futuro próximo, ocorreu na segunda-feira (18/5) e contou com a participação de mais de 4 mil espectadores – o maior evento a distância e simultâneo da história da Corregedoria Regional. Na quarta-feira (20/5), foi a vez de discutir questões como sustentabilidade, gestão de projetos e teletrabalho em tempos de pandemia.

Acesse abaixo as matérias sobre os dois webinários:

Inspeção 2020: rodas de conversa discutem gestão, home office e sustentabilidade em tempos de coronavírus

Inspeção 2020 inicia com webinário sobre novos desafios a partir da pandemia da Covid-19