TRF4 | Institucional

Cejuscons da 4ª Região participam de primeira reunião com nova coordenadora-geral do Sistema de Conciliação

02/12/2020 - 17h25
Atualizada em 27/09/2022 - 15h10
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta quarta-feira (2/12), foi realizada a primeira reunião entre os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons) com a nova coordenadora-geral do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (Sistcon), desembargadora federal Taís Schilling Ferraz.

O encontro se deu de forma online e contou com 58 participantes, dentre eles os coordenadores dos Cejuscons, os juízes coordenadores dos Centros de Inteligência das Seções Judiciárias do PR, RS e SC, o juiz auxiliar do Sistcon, os juízes auxiliares da Corregedoria, os juízes da 26ª Vara Federal de Porto Alegre, além dos diretores e supervisores do Sistcon e Cejuscons.

Diálogo

Na reunião, foram expostas as realidades locais, bem como foram realizadas troca de informações, ideias, resultados parciais e projetos futuros no âmbito da conciliação. Os participantes debateram a necessidade de incentivar a autocomposição e de estruturar melhor os Cejuscons, para que se possa suprir as demandas crescentes com maior rapidez e sem perda de qualidade.

Para Ferraz, “é preciso cada vez mais alinhar os propósitos, conhecer as atividades e demandas de todos”. A magistrada ainda ressaltou que é preciso colocar-se à disposição com o intuito de somar e facilitar os trabalhos de articulação e de aproximação interinstitucionais.

Foram também debatidas as iniciativas de formação de conciliadores e de aperfeiçoamento da atividade, da Justiça Restaurativa e suas práticas, de demandas estruturais e coletivas e de práticas sistemáticas.

Dinâmica

Ao final do encontro, os presentes participaram de uma dinâmica, escolhendo palavras para definir a importância da reunião para si. Destacaram-se entre as escolhidas: “esperança”, “otimismo”, “gratidão” e “diálogo”.

 

Fonte: Sistcon/TRF4


Encontro aconteceu de maneira virtual nesta quarta-feira (2/12)