ANIVERSÁRIO

Podcast Justa Prosa traz entrevista do ex-presidente do STF Néri da Silveira nos 32 anos do TRF4

30/03/2021 - 14h15
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

Para marcar os 32 anos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), completados hoje (30/03), o podcast Justa Prosa traz uma entrevista com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) José Néri da Silveira. Então presidente do STF, o magistrado participou da solenidade de instalação do TRF4 em 30 de março de 1989 e, na ocasião, descerrou placas comemorativas na calçada em frente ao prédio que abrigou a primeira sede da instituição, na Rua Washington Luiz, em Porto Alegre.

No episódio especial, o quinto da série “No interesse da população”, o ministro conta detalhes sobre a cerimônia que demarcou o início das atividades do TRF4, o papel crucial que ele desempenhou para a informatização do Judiciário brasileiro e os desafios para aproximar a Justiça do cidadão, além de fazer uma análise sobre a atual situação da democracia brasileira e do processo eleitoral.

O episódio já está disponível no portal do Tribunal, no canal da Rádio TRF4 na plataforma de streaming Spotify e no perfil da Corte no YouTube.

Uma vida pela democracia

Gaúcho de Lavras do Sul, Néri da Silveira é formado em Direito pela PUC do Rio Grande do Sul e também em Filosofia pela Ufrgs.

Foi nomeado juiz federal em 1967 e presidiu a Comissão de Instalação da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. Assumiu o cargo de ministro do Tribunal Federal de Recursos (TFR) em 1969, o de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1976 e o de presidente do TFR em 1979, quando se iniciou a informatização da Justiça Federal.

Em 1981, tomou posse como ministro do STF, instituição da qual foi presidente na gestão de 1989 a 1991.

Em 1983, retornou ao TSE, Tribunal que presidiu em 1986, quando coordenou a eleição dos membros da Assembleia Nacional Constituinte e o recadastramento eleitoral, com a informatização da Justiça Eleitoral.

Quando assumiu o comando do STF, em 1989 – o primeiro presidente empossado na era da Constituição Cidadã –, houve a informatização da Suprema Corte. Presidiu, ainda, a sessão solene de instalação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também criado pela Constituição de 1988, como os TRFs. Autor de uma vasta produção acadêmica, completou mais de 50 anos de serviço público, aposentando-se em abril de 2002, quando completou 70 anos de idade.

Entrevistas semanais

O Justa Prosa, primeiro podcast produzido pela Secretaria de Comunicação Corporativa (Secom) do TRF4, traz, semanalmente, assuntos relevantes para a vida cotidiana dos cidadãos. Os primeiros episódios desta segunda temporada discutiram os rumos da Conciliação em 2021, os avanços para a representatividade feminina na sociedade, a gestão de pessoas durante a pandemia e a atuação da Ouvidoria do Tribunal.

O podcast integra a plataforma da Rádio TRF4, canal que reúne as produções em áudio realizadas pela Secom. O nome Justa Prosa simboliza tanto o setor da Justiça quanto a oralidade e a informalidade dos podcasts.