Cooperação

TRF4 renova cessão do SEI com a Assembleia Legislativa do RS

14/06/2022 - 18h22
Atualizada em 14/06/2022 - 18h25
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
  • Clique para ler ou parar a leitura da notícia

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Valdeci Oliveira, assinaram nesta tarde (14/6), na sede do Legislativo, a renovação do Acordo de Cooperação Técnica do SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Segundo Valle Pereira, a parceria do TRF4 com órgãos e entidades públicos é fundamental. “O SEI é um sistema todo desenvolvido por servidores do tribunal e nos sentimos satisfeitos de compartilhá-lo com a Assembleia Legislativa, a casa do povo, que representa todos os cidadãos e cidadãs do Rio Grande do Sul”, declarou o presidente do tribunal.

“Temos a preocupação de fazer tudo que pudermos para melhorar a qualidade do serviço público, bem como economizar. Tudo que pudermos fazer para fortalecer as relações entre nossas instituições será feito. Valorizamos muito nossa relação com o tribunal”, destacou Valdeci Oliveira.

Também participaram da reunião a gestora do SEI, Patrícia Valentina, e membros da equipe técnica que coordena o sistema na Assembleia. O SEI é usado pelo Legislativo estadual desde 2015.

SEI
O SEI foi criado em 2009 com o objetivo de integrar e modernizar a atividade administrativa para que fosse realizada eletronicamente, eliminando o custo ambiental e de transporte da documentação. Além disso, reduzir o tempo de tramitação dos procedimentos administrativos, enxugando fluxos de trabalho e, ao mesmo tempo, promovendo a transparência dos processos.

Com o uso do sistema, a integração e o gerenciamento são facilitados pela versão única, que concede também autonomia para os cessionários. O SEI permite, desde sua versão 3.0, desenvolver e acoplar módulos próprios, e, na versão 4.0 (disponibilizada em 2021), o sistema trouxe mais segurança, com duplo fator de autenticação e funcionalidades inovadoras, tal como o "SEI Federação", que permite o compartilhamento de processos entre os órgãos públicos que utilizam o Sistema nesta versão, sem a necessidade de remessa ou de malote digital.
 



Foto de uma mesa retangular grande com o presidente da Assembleia sentado numa ponta e o presidente do tribunal ao seu lado à esquerda. Eles estão sentados e na frete de Valle Pereira tem um notebook  aberto. Atrás, em pé, está a gestora do SEI e um operador de câmera, que filma o evento. Também sentados na mesa estão 2 integrantes da equipe técnica da Assembleia, que aparecem de costas.
Presidentes das duas instituições assinam a renovação eletronicamente
Foto de uma mesa retangular grande com o presidente da Assembleia sentado numa ponta e o presidente do tribunal ao seu lado à esquerda. Eles estão sentados e na frete de Valle Pereira tem um notebook  aberto. Atrás, em pé, está a gestora do SEI e um operador de câmera, que filma o evento. Também sentados na mesa estão 2 integrantes da equipe técnica da Assembleia, que aparecem de costas.Presidentes Ricardo Teixeira do Valle Pereira e Valdeci Oliveira posam com equipes técnicas do SEI