Núcleo de Curitiba obtém acordos superiores a R$ 5 milhões em processos de Retribuição de Adicional Variável
Atualizada em 08/07/2020 - 18h29
Por meio de uma parceria estabelecida entre o Núcleo de Conciliações de Curitiba (NCONC) e a Advocacia-Geral da União (AGU), o projeto de conciliação voltado aos processos de Retribuição de Adicional Variável (RAV) já obteve 27 acordos, que atingiram mais de R$ 5 milhões em precatórios com pagamento previsto para 2021.
O projeto iniciou em 23 de junho a partir da identificação da alta demanda de processos nesse sentido.
A RAV é um benefício concedido aos servidores do Tesouro Nacional pela Receita Federal correspondente a até oito vezes o maior vencimento básico da tabela do cargo de técnico. No entanto, os servidores que ingressaram com ações estariam recebendo um valor inferior ao determinado.
O pagamento é previsto pela Lei 9.624/98 e seu descumprimento acarretou em uma alta concentração de processos, o que demandou a criação do projeto para solucionar o problema.
Segundo a juíza federal Anne Karina Stipp Amador Costa, coordenadora do NCONC no Paraná, está prevista uma segunda fase de acordos, com data a ser definida ainda. "Os processos serão enviados ao Cejuscon, independentemente da fase em que se encontram, e a União será intimada para dizer se tem acordo".
"Logicamente, a União fará uma pesquisa de litispendência para se certificar. Havendo acordo, será homologado no Núcleo e encaminhado à Vara para expedição de precatório", finaliza a magistrada.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | RescisãoCaixa deverá pagar FGTS a trabalhadora demitida por não comprovar que ela optou por saque-aniversário04/07/2025 - 19:03
-
JFRSJFRS | SegurançaAndamento da obra na Cadeia Pública de Porto Alegre é informada em audiência04/07/2025 - 17:38
-
TRF4TRF4 | Pacificação socialProjeto de formação de multiplicadores e multiplicadoras da Paz lança carta coletiva04/07/2025 - 16:21