JFPR |

JFPR promoveu evento multidisciplinar sobre Saúde Mental

23/04/2021 - 13h23
Atualizada em 23/04/2021 - 13h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Aconteceu na terça-feira (20/04) o  Webinário Saúde Mental, você está bem?  É hora de ouvir e falar sobre o assunto. Na pauta, questões que vivemos e afetam a nossa saúde mental e como lidar com essas situações. O evento multidisciplinar, promovido pela Seção de Capacitação, teve duração de 3 horas  e contou com mais de 400 inscritos. 

O primeiro painel contou com a participação do psicólogo Tonio Luna que abordou  o tema "A vida e o sentimento:   o sentido da vida, as escolhas e amor". Na sequência, foi  a vez do psiquiatra Rafael Massuda com a palestra "A vida e a doença:  estresse, vulnerabilidade e sinais de depressão". Por fim, o filósofo  Eduardo Saldanha falou sobre  o tema  "A vida, a arte e o intelecto: dor, sofrimento e o suicídio na Filosofia e na Literatura".

Após as apresentações, os palestrantes responderam perguntas e tiraram dúvidas dos participantes. Entre as perguntas apresentadas, questões sobre que medidas podem ser adotadas para auxílio de pessoas com sinais depressão dentro e fora do ambiente de trabalho;  a importância da realização de atividades físicas durante a pandemia para manutenção da saúde mental ;  quando buscar ajuda profissional  para tratamento das doenças mentais, dentre outros assuntos.

De acordo com a juíza federal,  Coordenadora da Seção de Capacitação da JFPR, Ana Carolina Morozowski,  "o momento pelo qual passamos exige uma maior atenção à saúde mental. Por mais triste que a pandemia seja, talvez ela sirva para conscientizar as pessoas sobre as doenças mentais, que, infelizmente, ainda são tratadas com desprezo e preconceito."