JFRS |

É mês de conversar sobre a saúde do homem e o acompanhamento preventivo

04/11/2019 - 14h44
Atualizada em 04/11/2019 - 14h44
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Novembro chega e nos lembra da importância de conversar sobre a saúde do homem e, de forma mais específica, sobre o câncer de próstata. Este tumor é o mais frequente entre a população masculina, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não falar sobre esse assunto.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens. Mas, se descoberto cedo, as chances de cura chegam a 90%. Entretanto, a Sociedade Brasileira de Urologia aponta que 20% dos casos são diagnosticados tardiamente, hoje em dia, porque os homens protelam o acompanhamento médico preventivo. Isso aponta para a relevância dos homens serem protagonistas de sua saúde indo ao médico com regularidade, fazendo exames anuais e adotando hábitos saudáveis de vida.

A Justiça Federal do RS abraça a campanha do Novembro Azul para incentivar seu corpo funcional a adotar uma postura de cuidado com seu corpo. A programação incluiu a realização de uma palestra e a divulgação dicas sobre o câncer de próstata.