TRF4 | Política da Justiça Restaurativa

Encontro e Seminário destacam resultados da 4ª Região e experiências internacionais

22/09/2022 - 14h22
Atualizada em 22/09/2022 - 17h59
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O seminário “Justiça Restaurativa em Debate” e o “1º Encontro de Justiça Restaurativa da JF da 4ª Região”, promovido pelo Centro de Justiça Restaurativa (Cejure) da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), nos dias 19 e 20 de setembro, em Florianópolis, reuniu desembargadores, juízes, servidores e renomados pesquisadores nacionais e internacionais para aprofundar o debate sobre novos paradigmas e modos de atuar no Poder Judiciário.

A abertura do evento teve a participação do corregedor regional da JF4R, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, que representou a presidência do TRF4; da coordenadora do Sistema de Conciliação (Sistcon) da JF4R, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida; da diretora do Foro da JFSC, juíza federal Erika Giovanini Reupke; da coordenadora do Cejure da JFSC, juíza federal Simone Barbisan Fortes; e da coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa da JF4R, juíza federal substituta Catarina Volkart Pinto.

Além do Seminário “Justiça Restaurativa em Debate”, que propiciou uma extensa programação sobre experiências e abordagens de Justiça Restaurativa em diversos campos de atuação, o evento também foi marcado pela inauguração do Espaço Cejure de SC e a realização “1º Encontro de Justiça Restaurativa da JF da 4ª Região”.

Durante o Encontro, foi realizada uma reunião aberta do Conselho Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujure), na qual foram apresentados os avanços na implantação e desenvolvimento da Justiça Restaurativa na JF da 4ª Região, destacando-se especialmente a formação de facilitadores de JR, a difusão de procedimentos e práticas restaurativas no âmbito judicial e administrativo, com mais de cem círculos de conversa realizados, a estruturação física e administrativa dos Centros de Justiça Restaurativa nas três Seccionais, o desenvolvimento de banco de facilitadores informatizado e o apoio institucional a diversas outras iniciativas de Justiça Restaurativa.
 

Fonte: Nujure


Foto do palco do auditório da JFSC, com os palestrantes sentados em meio círculo, de frente para a plateia. Juíza Erika, na lateral esquerda, fala no microfone. Um telão atrás mostra juíza Erika em close
Auditório da JFSC na abertura do evento