Empresa que transporta medicamentos não precisa ter farmacêutico como responsável
Atualizada em 16/11/2022 - 12h22
A Justiça Federal concedeu a uma empresa de transporte de mercadorias em geral, o que inclui medicamentos, liminar para não ser obrigada a contratar farmacêutico como responsável técnico. A decisão proferida segunda-feira (14/11) é da 3ª Vara Federal de Itajaí (SC) e cita vários precedentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
“A jurisprudência do TRF4 é pacífica no sentido de que a distribuição e o transporte de medicamentos não estão arrolados entre as atividades que obrigam à manutenção de farmacêutico como responsável técnico durante todo o horário de funcionamento da empresa”, afirma trecho da decisão.
A ação foi proposta contra o Conselho Regional de Farmácia no estado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A transportadora alegou que a Anvisa teria exigido a contratação de farmacêutico para obtenção e renovação da autorização para funcionamento de empresa (AFE).
“A exigência de contratação de farmacêutico devidamente habilitado restringe-se às farmácias e drogarias, não alcançando as empresas de transportes de medicamentos”, explica a liminar. Cabe recurso ao TRF4.
PROCEDIMENTO COMUM Nº 5007290-73.2022.4.04.7206/SC
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Justiça RestaurativaFormação de Facilitadores de Círculos Restaurativos trouxe situações práticas17/03/2023 - 16:51
-
TRF4TRF4 | Em busca da excelênciaEncontro marca encerramento da Inspeção 2023 do CJF17/03/2023 - 16:02
-
TRF4TRF4 | MEIO AMBIENTEFórum Ambiental do TRF4 debate emergências climáticas, fundo de reparação de danos e a pesca irregular17/03/2023 - 15:57