TRF4 | Defesa do Estado Democrático de Direito

Presidente do TRF4 participa de Ato em Defesa da Democracia

16/01/2023 - 18h46
Atualizada em 17/01/2023 - 13h51
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, participou na tarde de hoje (16/1) de um Ato pela Defesa da Democracia em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e contou com a presença de autoridades dos três Poderes do Estado do RS, dos Tribunais Regionais, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil.

A iniciativa marcou o repúdio da sociedade gaúcha aos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8/1 em Brasília. O evento ocorreu no átrio do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre.

“Nos atos do dia 8 de janeiro foi atingida no coração a nossa democracia, de forma simbólica. Foram atingidas as instituições do Estado Democrático de Direito brasileiro. Sem instituições fortes, não há democracia. E sem democracia não há caminho viável para nossa nação”, destacou Valle Pereira ao discursar no evento.

Em sua fala, o presidente do TRF4 ainda ressaltou: “a democracia exige diálogo, partilha, empatia, bom senso. Os valores democráticos foram aviltados naquele episódio lamentável do dia 8 de janeiro. Por isso é tão importante a presença de representantes de toda comunidade nesse ato, demonstrando que a jovem, mas já madura democracia desta nação continua firme e forte”.

Além de Valle Pereira, estavam presentes no ato os desembargadores do TRF4 Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, corregedor regional da 4ª Região, Roger Raupp Rios, Rogerio Favreto, Marcelo Malucelli e Altair Antônio Gregório.

Os juízes da 4ª Região Eduardo Tonetto Picarelli, auxiliar da Presidência do TRF4, Fábio Vitório Mattiello, diretor do Foro da Seção Judiciária do RS, e Guilherme Maines Caon, presidente da Associação dos Juízes Federais do RS (AJUFERGS), também participaram do evento.

 

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


O presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, discursou no evento
O presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, discursou no evento
O presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, discursou no eventoAto pela Defesa da Democracia reuniu autoridades dos três Poderes do Estado do RS, dos Tribunais Regionais do RS, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil