JFPR | Operação Século

Justiça Federal de Maringá condena 5 por roubo de cigarros contrabandeados

10/03/2023 - 17h03
Atualizada em 10/03/2023 - 17h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal condenou cinco homens pelos crimes de roubo e contrabando na região de Maringá/PR. Os homens foram presos pelo crime de roubo de mercadorias e de caminhão usado por contrabandistas de cigarro, sendo que a carga de cigarros roubados foi objeto de novo contrabando por parte dos acusados. Durante a prática do crime, foi empregada violência, utilizando arma de fogo e manutenção de motorista em cárcere privado. 

Além dos cinco condenados por roubo e contrabando, que receberam penas que variam de 14 a 22 anos de reclusão cada um, dois outros acusados (sendo uma mulher) receberam penas inferiores a 4 anos de prisão. A soma da pena de todos os condenados ultrapassa 98 anos.

O caso é decorrente da Operação Acesso Soturno, deflagrada pela Polícia Federal em 2021, que apurou o roubo à residência de uma servidora da Justiça Federal de Maringá. Durante a investigação, a PF detectou a possível existência de organização criminosa e de outros crimes praticados pelo grupo, dando início à deflagração de outras operações como a Operação Século (objeto desta condenação), a Operação Ninja e a Operação Cannabis Furari. 

Em sua sentença, o juiz federal da 3ª Vara Federal de Maringá manteve a prisão preventiva dos réus que praticaram o roubo, em razão dos inúmeros registros da vida pregressa de alguns membros do grupo e o fato de agirem em total desrespeito ao direito à vida. 

 

Comunicação Social da Seção Judiciária do Paraná
COMSOC/JFPR (imprensa@jfpr.jus.br)


Fotografia de um malhete e das mãos de um homem com algemas