TRF4 | Cultura da Paz

Práticas restaurativas pioneiras da 4ª Região são apresentadas em evento nacional de conciliação

18/04/2023 - 16h51
Atualizada em 19/04/2023 - 19h01
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Nujure/TRF4), juíza federal Catarina Volkart Pinto, participou da 13ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec) realizado em Belo Horizonte nos dias 13 e 14 de abril, cujo tema foi “Cultura da Paz e Diálogo Interinstitucional”. Estiveram reunidos magistrados e magistradas de todo o País, além de estudantes de Direito, em palestras, debates e compartilhamento de experiências relacionadas às estratégias de mediação e conciliação, com objetivo de ações pacificadoras.

Durante o evento, a coordenadora do Nujure falou sobre a importância da Justiça Restaurativa (JR) como uma forma de solução de conflitos mais humanizada e eficaz no painel “Justiça Restaurativa nas Instituições Públicas”, ressaltando a importância para a instituição do projeto Círculos de Conversa, pioneiro na aplicação de práticas restaurativas na gestão de pessoas. Ela compartilhou também casos de aplicação da JR em processos administrativos disciplinares, casos derivados das Comissões de Assédio e a utilização das práticas restaurativas nas demandas estruturais envolvendo povos indígenas.

Segundo o presidente do Fonamec, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, esta edição do fórum foi marcada por incluir nas discussões questões da Justiça Restaurativa, além da questão das relações com as questões fundiárias.

Na sequência do Fonamec, a juíza Volkart Pinto também realizou uma visita institucional às instalações do TRF6, onde foi recebida pelo desembargador federal Prado de Vasconcelos. Além disso, ela participou de um painel no Centro Judiciário de Conciliação de Belo Horizonte (CEJUC-BH), ocasião em que apresentou as boas práticas da 4ª Região para implantação da JR, experiências na gestão de pessoas, em conflitos internos, na cultura institucional e em processos administrativos.

O evento contou com a participação da coordenadora em exercício do CEJUC-BH, juíza federal Carla Dumont, e servidores da COJUS-TRF6 (Coordenadoria de Cooperação Judiciária e Solução Adequada de Controvérsias), da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRF6 e do CEJUC-BH (1º grau).

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A 13ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação aconteceu em Belo Horizonte
A 13ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação aconteceu em Belo Horizonte
A 13ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação aconteceu em Belo HorizonteA juíza federal Catarina Volkart Pinto (centro) fez uma visita institucional ao TRF6Da esq. para dir.: desembargadora aposentada do TJMG Hilda Teixeira da Costa, desembargador do TJRS Leoberto Narciso Brancherdo e juíza federal Catarina Volkart Pinto