JFRS | Realidade local

Direção do Foro da JFRS visita sedes da instituição em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

01/09/2023 - 13h45
Atualizada em 01/09/2023 - 17h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Estreitar relações com diferentes órgãos que prestam serviço público e conhecer de perto as diferentes realidades do sul do Brasil: com estes objetivos, os dirigentes da Justiça Federal gaúcha iniciaram uma série de visitas às sedes da instituição no interior do Estado. Nesta terça-feira (29/08), o destino foi Santa Vitória do Palmar (RS). Na ocasião, os juízes federais Carla Evelise Justino Hendges e Fábio Dutra Lucarelli, diretora e vice-diretor do Foro da JFRS, respectivamente, estiveram na prefeitura municipal e na Unidade Avançada de Atendimento (UAA) instalada no município. Já no dia seguinte, a comitiva esteve em Rio Grande (RS).

No encontro com o prefeito Wellington Bacelo dos Santos, Hendges e Lucarelli estiveram acompanhados do diretor do Foro da Justiça Federal em Rio Grande, juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia; da diretora da Secretaria Administrativa, Ana Paula Amaral Silva Hollas; e do diretor do Núcleo de Apoio Judiciário e Administrativo de Rio Grande, Marcelo Guerreiro. A procuradora-adjunta Senelise Barbosa Ramos também participou da reunião.

Na ocasião, falaram sobre a parceria existente desde 2005 entre o Município e a Justiça Federal. À época da instalação do então Juizado Especial Federal Avançado, o Executivo municipal teve uma importante contribuição ao ceder o espaço para o funcionamento da unidade. Dezoito anos depois, um convênio firmado entre os órgãos permitiu o incremento da equipe responsável pelo atendimento no local, agora chamado de UAA, a partir da disponibilização de uma servidora do Município.

Atualmente, a unidade avançada funciona em espaço cedido pela Justiça do Trabalho. O atendimento oferecido aos cidadãos inclui a emissão de certidões, consulta processual, além da prestação de informações gerais sobre os serviços prestados pela Justiça Federal. A estrutura também conta com sala para a realização de videoaudiências e consultório para a realização de perícias médicas.

Primeira sede da Justiça Federal no interior do Estado

Na quarta-feira (30/08), os representantes da Administração da JFRS visitaram a sede da instituição em Rio Grande. No local, puderam conversar com magistrados e servidores, verificando instalações e a infraestrutura disponível, coletando sugestões e solicitações com vistas à melhoria das condições de trabalho e da prestação jurisdicional. Além disso, reuniram-se com o prefeito municipal, Fábio Branco; o procurador-geral do município, Enio Fernandez Junior, e o secretário do Meio Ambiente, Pedro Fruet.

Rio Grande foi pioneira no processo de interiorização da Justiça Federal no país, sendo uma das primeiras cidades a receber uma vara federal fora das capitais. Criada pela Lei 7.583/87, a subseção foi inaugurada quando o município completava 250 anos de fundação. Também foi pioneira por ser a primeira cidade do interior do país a receber um Juizado Especial Federal (JEF) e a primeira subseção judiciária da 4ª Região a implantar o sistema de processo eletrônico e-Proc v2, em outubro de 2009.

A sede atual, inaugurada em junho de 2013, abriga três varas federais, além de duas salas de perícias, Sala da Memória e arquivo. Atuam, no local, seis magistrados e 53 servidores.


10 pessoas, em pé, lado a lado, posam para foto na entrada do prédio da JFRS em Santa Vitória do Palmar
Equipe da UAA de Santa Vitória do Palmar
10 pessoas, em pé, lado a lado, posam para foto na entrada do prédio da JFRS em Santa Vitória do Palmarsete pessoas, em pé, posam para fotoseis pessoas conversam, em pé, em torno das mesas de trabalhosete pessoas sentadas em círculo, ao redor da mesinha de centro, com bandeiras ao fundoseis pessoas, em pé, posam para fotocinco pessoas conversam em pé