JFPR | CASO BELARMINO

Acusados da morte de agente penitenciário de Catanduvas vão a julgamento no dia 18/09

04/09/2023 - 13h18
Atualizada em 04/09/2023 - 13h20
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Mais três acusados pelo assassinato do agente penitenciário Alex Belarmino de Souza vão a júri popular no próximo dia 18 de setembro, às 9 horas. O Tribunal do Júri vai acontecer na Sede Cabral da SJPR, em Curitiba, e será presidido pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Foram 15 acusados pela morte do agente. O processo foi inicialmente desmembrado por ter recursos de quatro réus pendentes nos Tribunais superiores, e novamente desmembrado para racionalizar as sessões de julgamento. Luis Marcelo Schneider, Juan Manoel Gomez e Valdir Santos Pereira serão julgados no dia 18/09. 

O primeiro julgamento dos acusados pela morte de Belarmino aconteceu em dezembro de 2021. Na época, seis foram condenados e um absolvido. Em agosto de 2022, novo Tribunal do Júri foi realizado e mais três foram condenados. Um dos denunciados, Kaio Cesar Bonotto Cavalcante, está foragido. O próximo julgado será Roberto Soriano, no dia 16/10. 

A ação penal inicialmente tramitou na 4ª Vara Federal de Cascavel e, após pedido do magistrado da cidade, foi determinada a realização do Tribunal do Júri perante à Subseção Judiciária de Curitiba, em razão da comoção causada pelo crime.

Sobre o caso

Alex Belarmino de Souza tinha 36 anos quando foi assassinado. O crime aconteceu em setembro de 2016, em Cascavel. O agente penitenciário era de Brasília e viajava para dar um curso de tiro na Penitenciária Federal de Catanduvas.

Segundo as investigações da Polícia Federal (PF), o agente penitenciário federal foi morto em uma emboscada e recebeu 23 tiros. Ainda de acordo com o inquérito aberto para investigar o caso, o agente teve sua morte encomendada por integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios. Ele teria sido assassinado em represália às ações de combate contra a facção. 

Condenados:
Rodrigo Aparecido Lourenço: 43 anos, 2 meses.
Manoel do Nascimento: 44 anos, 10 meses.
Claudemir Guabiraba: 42 anos e 7 meses.
Hugo Aparecido da Silva: 32 anos e 5 meses.
Alessandro Pereira de Souza: 9 anos e 6 meses.
André Demiciano Messias: 32 anos e 8 meses.
Jair Santana: 31 anos e 4 meses.
Maicon de Araujo Rufino: 12 anos e 8 meses.
Rafael Willian Kukowitsch foi absolvido.
Douglas Fernando Cielo, por ter cometido crime de menor potencial ofensivo, aguarda julgamento de recurso interposto pelo MPF. 

 

Comunicação Social da Seção Judiciária do Paraná
COMSOC/JFPR (imprensa@jfpr.jus.br)


Fotografia do auditório da Justiça Federal do Paraná com destaque para a mesa e cadeiras. Não há ninguém à mesa.