Projeto “Diálogos em Mediação” é reconhecido como boa prática do Poder Judiciário pelo CNJ
Atualizada em 19/12/2023 - 12h23
O projeto “Diálogos em Mediação: o encontro entre a teoria e a prática” do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região (Sistcon) foi reconhecido com boa prática do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa está publicada no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário e pode ser consultada no seguinte link: https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/923. Esse projeto se insere dentro das ações formativas do Sistcon, como forma de complementar o estágio supervisionado obrigatório dos cursos de formação em mediação e visa dar continuidade ao aperfeiçoamento da formação de conciliadores e mediadores.
Iniciado em abril de 2022, o “Diálogos em Mediação” consiste em ação continuada realizada mensalmente, tendo duração de 2 horas, utilizando como meio a plataforma eletrônica Zoom e tem como público-alvo mediadores em formação, mediadores em atividade e supervisores de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons). A juíza federal Catarina Volkart Pinto, coordenadora de Formação em Conciliação e Mediação junto ao Sistcon, é responsável pela coordenação do projeto.
A iniciativa promove discussões e análises de casos concretos vivenciados pelos mediadores, resguardando-se o sigilo quanto à identificação de partes e processo. A cada mês um mediador prepara, com auxílio da coordenação de formação, a exposição de um caso vivenciado aos demais mediadores e supervisores de Cejuscons.
O projeto possibilita, em um modelo de ensino-aprendizagem, entregar aos mediadores em formação o protagonismo, a fim de que, a partir da vivência de casos práticos, possam se apropriar de conhecimentos teóricos, habilidades e atitudes, dentro de uma compreensão ampla de saberes. A partir da discussão de casos concretos em pequenos grupos, busca-se o desenvolvimento de competências dos mediadores, entendendo-se competência como saber em movimento.
Dessa forma, ao final dos encontros, os participantes ficam aptos a associar teoria e prática, desenvolver competências voltadas à prática da mediação, com capacidade analítica e reflexiva, bem como socializar saberes atitudinais, habilidades e saberes teóricos.
Com o reconhecimento de boa prática do CNJ, o “Diálogos em Mediação” agora vai concorrer ao Prêmio Conciliar é Legal. Essa premiação envolve iniciativas que contribuam para a efetiva pacificação de conflitos, para o aprimoramento e para a eficiência do Poder Judiciário. A data da solenidade de entrega do Prêmio ainda vai ser definida pelo CNJ.
Com informações do CNJ
notícias relacionadas
-
TRF4TRF4 | Sistema de ConciliaçãoDiálogos em Mediação debate caso da ocupação da reitoria da UFRGS por movimentos estudantis negros30/09/2024 - 14:54
-
TRF4TRF4 | Sistema de ConciliaçãoComitê para Tratamento Adequado de Conflitos Fundiários realiza visitas em áreas ocupadas em Rio Grande (RS)26/09/2024 - 18:21
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Um ano de Ouvidoria da Mulher do TRF4Ações do Judiciário no combate à violência contra a mulher é tema de palestra comemorativa03/10/2024 - 18:30
-
JFRSJFRS | MESOTELIOMAUFRGS é condenada a indenizar em R$ 100 mil família de professor que morreu de câncer causado por amianto03/10/2024 - 18:08
-
TRF4TRF4 | HomenagemTRF4 inaugura Galeria de Ouvidores e Ouvidoras03/10/2024 - 15:03