TRF4 | EMAGIS

Curso aborda nova metodologia para projetos de engenharia e arquitetura na Administração Pública

10/04/2024 - 18h51
Atualizada em 12/04/2024 - 12h21
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está promovendo o curso de introdução à metodologia BIM – Building Information Modeling entre os dias 9, 10 e 11 de abril para servidores que trabalham nas áreas de engenharia, projetos, obras, manutenção e arquitetura da corte e das Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná (SJRS, SJSC e SJPR). O evento acontece de forma presencial no auditório do prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre, e é realizado pela Escola de Magistrados e Servidores (Emagis) do tribunal.

A metodologia BIM (Building Information Modeling ou, em português, Modelagem da Informação da Construção) consiste em um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, potencialmente durante todo o ciclo de vida da construção.

Dessa forma, com o uso dessa metodologia é possível a criação de modelos virtuais de edifícios antes de sua construção física, permitindo a colaboração entre as equipes envolvidas no projeto, além de proporcionar informações precisas e atualizadas sobre o projeto. Uma outra vantagem da utilização do BIM é a possibilidade de acesso a informações detalhadas sobre o projeto em tempo real, aspecto importante em projetos de grande escala, tais como os da Justiça Federal.

O curso aborda a metodologia com foco na Administração Pública, apresentando os principais conceitos e benefícios do BIM para obras e serviços de engenharia, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, que regula as licitações e os contratos administrativos. As aulas analisam os fluxos de trabalho em BIM, incluindo a etapa de fiscalização de projetos, e as tecnologias compatíveis com a metodologia para uso em levantamentos de campo, estudos de viabilidade técnica e execução de obras.

Assim, os participantes do curso, ao término das aulas, terão conhecimento da metodologia e rotinas de trabalho, para que possam planejar e reunir conhecimentos para as futuras contratações públicas com a exigência do BIM que abrangerão o uso de tecnologias compatíveis com o BIM para uso nas etapas de estudos preliminares, execução de obras, assim como nas posteriores manutenção e operação de edifícios.

O evento tem carga horária total de 24 horas-aula e o público é composto por servidores da Justiça Federal da 4ª Região e do Conselho da Justiça Federal (CJF). As aulas estão sendo ministradas de forma expositiva e dialogada pelos docentes Lucimara Lima, arquiteta e urbanista, e Hamilton Bonatto, procurador do estado do Paraná.

Lima é especialista em construção de obras públicas, mestre em Engenharia Civil e graduada em Direito. Ela atua na função de coordenadora técnica na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), desenvolvendo trabalhos com ênfase na melhoria da qualidade de projetos e obras públicas. Lima também é responsável pela coordenação do Laboratório BIM do Paraná da SEIL.

Bonatto atua na Procuradoria Consultiva especializada de Obras e Serviços de Engenharia da PGEPR. Ele é mestre em Planejamento e Governança, engenheiro civil, especialista em Direito Constitucional, especialista em Advocacia Pública, especialista em Construção de Obras Públicas e especialista em Ética e Educação.

Mais informações sobre o curso, incluindo o conteúdo programático, estão disponíveis na página do evento pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/nYr4Y.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


O curso acontece no auditório do prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre
O curso acontece no auditório do prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre
O curso acontece no auditório do prédio anexo do TRF4, em Porto AlegreOs docentes do curso: a arquiteta e urbanista Lucimara Lima e o procurador do estado do Paraná Hamilton BonattoA abertura do curso foi realizada na manhã de ontem (9/4)O evento é voltado para servidores que trabalham nas áreas de engenharia, projetos, obras, manutenção e arquitetura da Justiça Federal da 4ª Região