JFPR | COMEMORAÇÃO

Evento realizado na última sexta-feira (02), celebrou os 25 anos da Justiça Federal em Paranaguá

05/08/2024 - 14h43
Atualizada em 05/08/2024 - 14h44
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Para comemorar o aniversário de 25 anos da Subseção Judiciária de Paranaguá, a direção do Foro da Seção Judiciária do Paraná realizou evento festivo na última sexta-feira (02 de agosto), na Câmara dos Vereadores de Paranaguá. O evento teve transmissão ao vivo pelo Canal da JFPR no YouTube. A cerimônia foi presidida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva.

O ato teve a presença da diretora do Foro da Justiça Federal do Paraná, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, do diretor do Foro local, juiz federal Sandro Nunes Vieira, do prefeito da cidade, Marcelo Roque, do presidente da Câmara, Fábio dos Santos, além de autoridades, advogados, servidores e convidados.

Fernando Quadros da Silva reforçou que o momento é de muita alegria e agradeceu em nome do Tribunal a todos os servidores e servidoras, magistrados e magistradas que ao longo dos 25 anos formaram uma família. “A imagem da justiça é feita pelos servidores(as) e magistrados(as) que trabalham na instituição. Essa é a maior riqueza da Justiça Federal, pois somando seus esforços, forma a boa imagem do Poder Judiciário. Que a gente consiga manter mais 376 anos de parceria com as instituições da cidade mãe de todos os paranaenses”. 

Com a palavra Luciana da Veiga Oliveira salientou a importância de Paranaguá. “É uma alegria poder participar da comemoração dos 25 anos de uma Subseção Judiciária que está presente em uma cidade histórica, de importância econômica e logística para todos os brasileiros, além de ser uma região que possui grande diversidade ambiental. Realmente é um dia a ser comemorado. São 25 anos de dedicação a uma comunidade, buscando promover a igualdade e a defesa de direitos”.

Sandro Nunes Vieira relembrou a história do Poder Judiciário e o processo de interiorização da Justiça Federal em todo o país. O juiz federal lembrou de importantes processos que tramitaram na vara federal, apontou em seu discurso o trabalho dos juízes e juízas, servidores e servidoras que trabalharam ou ainda trabalham, dando o seu melhor para atender o jurisdicionado. “Quero agradecer a todos aqueles que trabalham e dão a sua força em prol da instituição e a toda população não somente de Paranaguá, mas de todos que moram no litoral paranaense”. O diretor do foro citou vários nomes e se emocionou ao reforçar a união de todos que trabalham no dia a dia da instituição. 

O prefeito da cidade também prestou uma homenagem à Justiça Federal pelos 25 anos de atuação na cidade, destacando a importância do órgão para a comunidade, bem como o compromisso e a dedicação do órgão em garantir a justiça e a cidadania.

Homenagens

Para valorizar o trabalho daqueles que ajudaram a construir a história da Subseção Judiciária do Paraná, foram prestadas homenagens a magistrados(as) e servidores(as) que marcaram a trajetória da Justiça Federal, trilhando de forma eficiente na busca da excelência da prestação jurisdicional. 

Um pouco da história

O município do litoral paranaense recebeu duas Varas Federais no mesmo dia, em 05 de maio de 1999, localizada na parte central da cidade. Em 2002, a 2ª Vara Federal foi transferida para Curitiba e a unidade passou a atender todos os feitos do Juizado Especial Federal, passando a denominar-se Vara Federal e Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Paranaguá. Atualmente, a SJ de Paranaguá tem competência exclusivamente previdenciária.


A imagem mostra um espaço com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis, voltadas para a frente da sala. Na frente, há uma bancada elevada onde estão sentadas algumas pessoas, possivelmente juízes ou autoridades. Atrás dessa bancada, há um grande brasão do Brasil na parede, indicando que se trata de uma instituição oficial brasileira. A sala é bem iluminada e tem um teto com várias luminárias.
A cerimônia foi presidida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva
A imagem mostra um espaço com várias pessoas sentadas em cadeiras azuis, voltadas para a frente da sala. Na frente, há uma bancada elevada onde estão sentadas algumas pessoas, possivelmente juízes ou autoridades. Atrás dessa bancada, há um grande brasão do Brasil na parede, indicando que se trata de uma instituição oficial brasileira. A sala é bem iluminada e tem um teto com várias luminárias.A imagem mostra um grupo de pessoas posando para uma foto em um ambiente interno. Há cerca de 15 pessoas na foto, todas vestidas formalmente, com ternos e vestidos. Eles estão alinhados em uma fileira .