TRF4 | Combate à violência doméstica

Presidente e ouvidora da Mulher visitam centro do Governo do RS para monitoramento de agressores

27/11/2024 - 16h06
Atualizada em 27/11/2024 - 16h13
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na tarde desta terça-feira (26/11), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva, e a ouvidora da Mulher da corte, desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, visitaram às instalações do Programa RS Seguro, um projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que promove diversas iniciativas na área de segurança pública para o combate da criminalidade. Os magistrados conheceram o centro de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas dos agressores de vítimas de violência doméstica em Porto Alegre.

A visita teve como objetivo promover a interlocução institucional e a aproximação entre a Justiça Federal da 4ª Região e a Secretaria da Segurança Pública do Governo do RS (SSP), além de oportunizar que os magistrados visitantes pudessem trocar experiências com os dirigentes do Programa RS Seguro sobre iniciativas de combate à violência contra a mulher.

Além do presidente e da ouvidora, a comitiva do TRF4 teve a participação do juiz Marcos Josegrei da Silva, magistrado auxiliar da Presidência, e da servidora Vanessa Dias Corrêa, assessora da Ouvidoria.

Pelo Governo do RS, estavam presentes no encontro: o delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha, secretário executivo do Programa RS Seguro; o coronel Alex Sandre Severo, diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado/SSP; o delegado Sander Ribas Cajal, diretor adjunto do Departamento de Comando e Controle Integrado/SSP; o capitão Arthur Moraes Junior, chefe da Divisão de Tecnologia Informação e Comunicação/SSP; e o coronel Fabio Fontoura, chefe da Divisão de Operações/SSP.

RS Seguro

Lançado em 2019, o RS Seguro é um programa transversal adotado pelo Governo do Rio Grande do Sul na área de segurança pública. Ele aposta no combate à criminalidade, na qualificação do atendimento ao cidadão, em políticas sociais preventivas e transversais e no aperfeiçoamento do sistema prisional.

Com base em estudos sobre a criminalidade, reconhecendo que a violência é uma questão que vai além da segurança, representando também desafios sociais e econômicos, o Governo do RS elaborou um programa com medidas estruturantes, orientadas pelo tripé de diretrizes: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da SSP/RS


A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (26/11)
A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (26/11)
A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (26/11)O presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, e a ouvidora da Mulher, desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, trocaram informações com os dirigentes do Programa RS Seguro sobre iniciativas de combate à violência contra a mulher